30º CIC

Propesp divulga Prêmio Destaque em Iniciação Científica e Tecnológica da 20ª MPU

Bolsistas poderão participar de premiação do CNPQ

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulga a lista dos participantes do 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC) ganhadores do Prêmio Destaque CIC-FURG 2021. O evento, realizado durante a 20ª Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG, deu a oportunidade para que acadêmicos da universidade e de outras instituições pudessem divulgar os resultados de suas pesquisas.

Foram inscritos 658 trabalhos das mais distintas áreas do conhecimento, apresentados em formato virtual com resumo, seguido de vídeo gravado antecipadamente e de discussão síncrona durante o evento ocorrido no final de novembro. A lista dos estudantes de graduação que ganharam o Prêmio Destaque CIC-FURG 2021, nas diferentes sessões vinculadas à área de conhecimento, está disponível no arquivo abaixo.

Para o diretor de Pesquisa, Leandro Bugoni, o CIC continua sendo o maior evento dentre os seis que compõem a MPU, mesmo apresentando uma redução, em comparação com o ano anterior, de 20%. O diretor considera ainda um número que demonstra a resiliência da pesquisa. Sobre o perfil das pesquisas apresentadas, Bugoni diz que percebeu uma mudança no escopo dos trabalhos e nas abordagens. “Tem muita coisa falando de revisão de dados e reanálise, com resultados muito interessantes e com novas descobertas, mesmo sem os dados de laboratório e as saídas de campo. Também foram apresentados trabalhos voltados para área do digital, outros mais teóricos e conceituais, muitos voltados para a pandemia em suas mais diversas funções e também uma abordagem do ensino virtual, que é uma mudança grande”.

De acordo com o diretor, o CIC de um modo geral foi um evento forte e que demonstra uma reinvenção dos estudantes e seus orientadores na construção do conhecimento. “Isso mostra a capacidade que a universidade tem de manter sua produção de maneira sólida e consistente. E isso também é possível notar em outras frentes, como com os estudantes da pós-graduação, a produção científica da FURG inclusive tem mantido um aumento apesar da pandemia, de toda a dificuldade de circulação e acesso a laboratórios. A ciência produzida pela instituição continua crescendo. Então os trabalhos em iniciação científica e tecnológica são um reflexo disso também, a força que a universidade tem de se manter produtiva e contribuindo com a sociedade mesmo nos períodos mais adversos como os que temos passado desde do início de 2020”, enfatiza Leandro.

Os estudantes que receberam o Prêmio e que foram bolsistas do CNPQ ao longo do último ano poderão participar do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da agência de fomento, lançado anualmente pelo CNPQ. A Propesp irá oportunamente efetuar contato com os bolsistas e seus orientadores.

Lista Destaques CIC FURG 2021