PPG

Mestrado em Ciências Exatas da FURG-SAP chega à 50ª defesa de dissertação

Trabalho foi apresentado pela mestranda Camila da Silveira Alves

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), nucleado na área de concentração Capes “Ensino de Ciências e Matemática”, alcançou a marca de 50 dissertações de mestrado, defendidas no trabalho de conclusão de curso. O 50º trabalho foi apresentado pela mestranda Camila da Silveira Alves sob a orientação da professora Suelen Assunção Santos.

Camila debateu sobre a “Terapia Filosófica: multiplicando sentidos na educação da matemática” com um estudo intitulado “Patocoelho e a terapia filosófica na matemática: entendeu ou quer que eu desenhe?”.

O coordenador do programa, professor Charles Guidotti, entende este número como um importante marco para o PPGECE, que teve a sua primeira turma em 2017 e desde então vem ampliando o número de vagas e implementando ações que qualificam a formação de professores. “Lembrando que em 2022 o programa foi avaliado pela Capes com nota 4, que é uma excelente nota para um programa ainda tão jovem como o nosso”, completa.

O PPGECE tem como vocação inicial a preparação profissional docente de professores dos ensinos básico e superior, através da formação interdisciplinar que associa os conhecimentos de tópicos específicos das ciências exatas, os conhecimentos didático-pedagógicos e as pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem. Isso se dá em função do perfil dos docentes envolvidos neste projeto, uma vez que grande parte deles é oriunda das áreas da Educação, da Matemática, da Física e da Química. O programa também articula, em função desta origem, os conhecimentos pedagógicos e os conteúdos disciplinares das Ciências Exatas, compreendidas como a Matemática, a Física e a Química.

Atualmente o PPGECE tem 35 mestrandos regulares e 14 especiais. No mês de maio deste ano será lançado um novo edital para alunos regulares.

Fuente: Claudia Laguna