EQA

Portas Abertas EQA recebe cerca de 80 alunos de Ensino Médio no campus de Santo Antônio da Patrulha

Evento ocorreu em paralelo a Semana Acadêmica das Engenharias Agroindustriais

 

Os corredores do Centro Tecnológico da Unidade Bom Princípio no campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha foram local de descoberta e aprendizado para cerca de 80 estudantes do ensino médio de escolas do município na tarde da última terça-feira, 16 de maio. Alunos vindos das Escolas Estaduais de Ensino Médio Patrulhense, Professora Gregória de Mendonça e Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, participaram do evento “Portas Abertas - Escola de Química e Alimentos (EQA)”, organizado pela coordenação dos cursos de Engenharias Agroindustriais da FURG-SAP, que visou aproximar a universidade e os visitantes, além de oportunizar a dinâmica acadêmica que a FURG pode proporcionar aos seus acadêmicos.

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias dividiram-se em grupos para apresentar os laboratórios de Síntese Orgânica Catalítica, Análise Sensorial, Tecnologia e Análise de
Alimentos, Microbiologia, Solos, Termodinâmica e Cinética de Processos Degradativos e o de Gestão, além das salas de aulas e demais dependências do CT. Assim, os estudantes do ensino médio puderam conhecer alguns cursos de graduação em engenharia disponíveis gratuitamente no munícipio.

Para Kamille Borba dos Santos, aluna do 3º ano do Gregória de Mendonça foi uma novidade poder conhecer o Centro Tecnológico pois não sabia que existiam tantos laboratórios diferentes. “É a primeira vez que venho aqui nesta unidade, apesar de morar na cidade não tive a oportunidade de vir aqui antes”.

Este também foi o primeiro contato com uma universidade para Maiara Alós Otto, do 3º ano da Escola Patrulhense. “Depois de assistir as apresentações, ainda estou em dúvidas sobre qual carreira irei seguir mas, com certeza achei a FURG muito interessante”.

A coordenadora do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, Cristiane Cabral Niemeyer, que estava acompanhando as turmas, acredita que a dinâmica proporcionou acolhimento aos jovens que ainda estão decidindo sobre as suas áreas de interesse. ”Além disso também oportuniza um olhar de valorização sobre o que temos em nossa terra. Amei a visita, especialmente ver que a universidade está preparada para receber alunos de inclusão”, completa, referindo-se à um aluno autista que participou da visita.

O projeto Portas Abertas EQA também teve a intenção de mostrar à comunidade parte do que os docentes e técnicos produzem dentro do ambiente acadêmico, como demonstrações do que é estudado, desenvolvido e aplicado na prática em cada curso, e conversas com os responsáveis pela EQA no campus.

O evento foi gratuito e aberto ao público e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que forneceu transporte para as escolas. Novas edições já estão sendo estudadas, também observando outros cursos oferecidos pelo campus.

 

Fuente: Claudia Laguna