Portas Abertas 2018

Santo Antônio da Patrulha conclui Projeto Portas Abertas 2018

Projeto atingiu 3 mil estudantes de 55 instituições de ensino

Foto: Arquivo/FURG

Após intenso período de divulgação do Campus Santo Antônio da Patrulha ao longo de 2018, a coordenação do Projeto Portas Abertas dá por encerradas as ações principais e faz uma avaliação positiva.

As ações de visitas aos estabelecimentos de ensino da região e a realização de palestras atingiram mais de 3 mil estudantes em 55 escolas de Ensino Médio, Ensino Técnico e Institutos Federais (IFRS e IFSUL), todas de porte médio ou grande, entre abril e novembro. O objetivo do projeto foi atingir municípios em um raio de 100km do Campus, com temas de palestras diversificados (redação e matemática no Exame Nacional do Ensino Médio, Engenharia Agroindustrial, agronegócio, química no cotidiano, ciências e artes, física e alimentação, etc) para estudantes dos 3º e 4º anos de E.M. e E.T.)

Assim, foram mais de 80 palestras em municípios como Santo Antônio da Patrulha, Caará, Osório, Tramandaí, Capivari do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre, Esteio, Canoas, Sapucaia, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Parobé, Taquara, Rolante, Riozinho, entre outros.

Além das visitas com palestras, foi realizado o “Encontro de Diretores de Institutos Federais e escolas de Ensino Médio e Ensino Técnico”, para apresentação do Campus e visitação às unidades Cidade Alta e Bom Princípio, ocasião em que estiveram presentes os municípios de Osório, Gravataí, Rolante, Igrejinha, Novo Hamburgo, etc. Também foi promovido, em parceria com o polo Santo Antonio da Patrulha, o “Encontro de Equipes Diretivas de Escolas de Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha”. Ainda, o Campus recebeu estudantes de escolas do município para acompanhar algumas demonstrações de Química, Física e Matemática, apresentação de espaços, projetos e cursos.

Cabe registrar entre as ações do projeto de divulgação do Campus, a participação de equipes da em feiras de profissões em escolas e empresas, feiras de Ciências e Tecnologia – com destaque à Mostratec 2018, que reúne mais de 40 mil expositores e visitantes –, visitas à instituições públicas e privadas das regiões do Litoral Norte, Vale do Paranhana e Vale dos Sinos, e reuniões para discussão de projetos e parcerias futuras.

Segundo a professora Darlene Webler, “este projeto, de responsabilidade da direção do Campus, só foi possível atingir tal dimensão e tantos municípios porque teve envolvimento de grande número de docentes, técnicos e estudantes, que abraçaram a tarefa de divulgar o Campus, seus cursos existentes e novos cursos para 2019, projetos e pesquisas”. Ela acrescenta que o projeto terá continuidade em 2019, articulado iniciativas de permanente interlocução entre a universidade e as comunidades, em especial das regiões Litoral Norte, Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e Serra.

 

Galería

Projeto Portas Abertas 2018