CULTURA

Comunidade acadêmica da FURG-SLS participa de intervenção cultural proposta pelo projeto Percurso Africano

Com obras de seis artistas da região, exposição buscou valorizar o protagonismo negro através de imagens

Na última quinta-feira, 27, estudantes e professores da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participaram de uma intervenção artística proposta pelo projeto "Percurso Africano - Andanças culturais” no pátio do prédio 1 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2236).

A partir de uma atividade pedagógica de leitura formal de imagens, a comunidade acadêmica lourenciana foi convidada a compartilhar suas impressões sobre obras de seis artistas da região que buscam valorizar a arte, a cultura e a história do povo afro-brasileiro em suas composições.

A exposição guiada foi apresentada por Jonas Fernando Martins Santos e contou com a presença de Zé Darci e Maurício Gonçalves, como convidados. O trio de artistas visuais trabalha com o protagonismo negro através de imagens.

Proponente da atividade, Jonas afirma que, em sua concepção, o projeto tem conseguido cumprir com os objetivos. “Essa problematização [sobre o lugar do negro] a gente faz na esquina, na parada do ônibus e dentro das nossas casas. Então por que não fazê-la aqui, nessa seara, que é a seara acadêmica? Entendemos que devemos estar inseridos em todos os espaços, mas inseridos mesmo, com ações efetivas, que surtam efeito”, destaca.

Na ocasião, a professora do campus São Lourenço do Sul, Graziela Rinaldi da Rosa, levou os alunos da disciplina de Práticas Educativas na Educação do Campo, na qual ministra, para participarem da dinâmica. Ela conta que, ao término da ação do Percurso Africano, a turma debateu e criou possíveis ações que poderiam ser desenvolvidas em salas de aulas, em diferentes níveis de ensino da educação básica, utilizando a arte e valorizando os saberes de artistas regionais, a partir de uma concepção de formação docente crítica e contextualizada.

“É muito importante que os futuros professores e professoras aprendam sobre cultura e história do povo afro-brasileiro, especialmente numa região como a nossa, que tem quilombos e a atuação e protagonismo do povo negro nos diferentes espaços. Também temos estudantes negros e negras, quilombolas, povos da cadeia produtiva da pesca, entre outros, o que possibilita um diálogo importante e uma interlocução de saberes, que precisa estar presente também em nossas salas de aulas”, enfatiza Graziela.

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG e a Cooperarte - Artes e Ações Integradas, o Percurso Africano é financiado por Emenda Parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT) e tem caráter itinerante, mesclando exposições, oficinas e trilhas de conhecimento.

 

 

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Com obras de seis artistas da região, exposição buscou valorizar o protagonismo negro através de imagens

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM