RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Empresa incubada pela FURG promove ação de compostagem urbana com escolas públicas de São Lourenço do Sul

Startup pretende reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos e impactar cerca de mil alunos em quatro meses de projeto

Foto: Divulgação

Seis escolas públicas de São Lourenço do Sul terão suas rotinas modificadas no próximo ano letivo, a partir de uma iniciativa de compostagem urbana que será desenvolvida pela empresa lourenciana Composta São Lou.

Integrante da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) há dois anos, a Composta São Lou é gerenciada pelas sócias Julhana Figueiredo, agroecóloga formada pela FURG Campus São Lourenço do Sul e técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), e Amanda Grabin, engenheira geológica pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Armando das Neves, recentemente elas foram contempladas com R$20.000,00 no edital "Fundo Valor Local" do grupo CMPC. O projeto prevê a realização de benfeitorias e a construção de um pátio de compostagem na escola, com capacidade de reciclar 100% do resíduo gerado no local.

A expectativa é reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos em quatro meses de atividades, segundo Julhana. Considerando que 20% do peso inicial dos resíduos vira efetivamente composto, ela explica que ao final espera-se produzir cerca de 320 kg de adubo, que será utilizado para a ornamentação e manutenção dos espaços verdes da escola.

Além disso, também serão doados kits de compostagem com capacidade de 60 litros e composteiras didáticas – ensinando a realizar o processo de compostagem caseira - para outras cinco escolas públicas da cidade, visando o fortalecimento de ações de educação ambiental para crianças e jovens. Ao todo, as sócias estimam impactar cerca de mil alunos da rede pública de ensino através de oficinas que serão realizadas no momento da entrega das doações.


Papel da FURG

Coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada conta que a Innovatio oferece acompanhamento às empresas incubadas a partir de um plano de ação, oportunizando sejam testados e validados modelos de negócio até os empreendimentos se consolidarem.

Ele destaca que o período de incubação pode agregar conhecimentos aos empreendedores relacionados ao seu amadurecimento profissional, além de ampliar a visão de aspectos relacionados a finanças, comunicação e marketing, que fomentam a inserção da empresa no mercado; e afirma que o diferencial da composta São Lou é ser uma empresa de base tecnológica, ou seja, que tem a tecnologia para o uso dentro do seu modelo de negócio, mas que vai causar um impacto positivo na sociedade.

Para Julhana, a incubação da startup na Innovatio, a partir de 2021, possibilitou o amadurecimento da empresa e a criação dos três modelos de negócio desenvolvidos atualmente em São Lourenço do Sul e região: comercialização de composteiras, prestação de serviços de coleta e reciclagem de resíduos orgânicos doméstico, e atuação no âmbito educacional com palestras sobre “A valorização dos resíduos sólidos urbanos recicláveis” e oficinas de Compostagem. Até o momento, foram atingidos 230 consumidores.

“Através do vínculo com a Innovatio frequentamos espaços formativos, oficinas, eventos e rodadas de pitch para entender o que é um ambiente de inovação e quais são as possibilidades que podem surgir quando estamos nesses espaços. Conforme nos envolvemos com os processos de incubação, entendemos que Composta SãoLou é uma startup de impacto social. Isso quer dizer que o fim da atuação empreendedora é impactar e transformar uma situação social complexa, propondo soluções a problemas reais da sociedade, por exemplo, o resíduo orgânico doméstico que representa cerca de 50% da fração do resíduo sólido urbano e é passível de reciclagem através da compostagem”, exemplifica.

Julhana também acredita a parceria desenvolvida com a Innovatio potencializa o respaldo da Composta São Lou junto à comunidade, abrindo portas. “As pessoas botam fé de que estamos tentando nos organizar. Se não fosse a Innovatio lá no início, em 2021, muita coisa da composta teria ficado para trás. Não teríamos entendido muito o mercado, então foi bem importante o papel FURG”, ressalta, contando que o período de incubação segue até 2024.

 

Galería

Startup pretende reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos e impactar cerca de mil alunos em quatro meses de projeto

Foto: Divulgação