FORMAÇÃO

Equipe do Laboratório de Ensino de Química Ambiental da FURG-SLS recebe capacitação

Análises qualificarão o monitoramento da qualidade da água

Foto: Karina Attisano

Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, Laboratório de Ensino de Química Ambiental (LEQuiA) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu a visita do técnico de laboratório Edi Morales Pinheiro Junior, que integra o núcleo técnico do Instituto de Oceanografia do campus Carreiros, em Rio Grande.

Durante os três dias, Edi, que atua no Laboratório de Ensino de Oceanografia Química, ofereceu uma formação à equipe do LEQuiA, composta pela docente Karina Kammer Attisano e pela técnica de laboratório Juliane Marques dos Santos.

O objetivo foi capacitar a dupla para a realização de análises dos nutrientes nitrato e nitrito, já realizadas em Rio Grande. Essas análises enriquecerão a disciplina de Química Analítica Ambiental que começará a ser ministrada no campus neste semestre.

A ação auxiliará no projeto de monitoramento das qualidade das águas de São Lourenço do Sul, que vem sendo estruturado pelos integrantes do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Ainda neste ano, o laboratório contará com mais duas qualificações: análise de fósforo total e determinação do radônio em água. O que além de qualificar o laboratório, fortalece a relação multicampi, diz Karina.

Para o técnico Edi, a interlocução entre os laboratórios da universidade é fundamental, pois qualifica o trabalho tanto de quem oferece quanto de quem recebe a formação. "Toda vez que fazemos um trabalho de capacitação, aperfeiçoamos nosso trabalho, porque às vezes as dúvidas que as pessoas têm daquilo que já fazemos há muito tempo nos auxiliam na melhoria das atividades", ressalta.

 

 

Galería

Análises qualificarão o monitoramento da qualidade da água

Foto: Karina Attisano