PARCERIA

FURG-SLS promove oficinas de redação com alunos do ensino médio

A ação, oferecida pelo curso de Letras, tem vagas limitadas e é restrita a estudantes do IEE Dr. Walter Thofehrn e da EEEM Cruzeiro do Sul

O curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promove, a partir de novembro, quatro oficinas gratuitas de práticas de leitura e produção de texto voltadas à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, serão oferecidas 30 vagas para estudantes de ensino médio regularmente matriculados no Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn (IEE Dr. Walter Thofehrn) e na Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul (EEEM Cruzeiro do Sul). As inscrições devem ser feitas nas secretarias das respectivas instituições de ensino.

Os encontros serão ministrados por graduandos da universidade, sob supervisão dos professores Lauro Gomes e Aline Nardes. Na oportunidade, serão trabalhadas competências de avaliação da redação do Enem, além de questões teóricas de leitura e análise linguística.

A atividade integra o conteúdo programático de Práticas de Linguagem II, disciplina que antecede os estágios, na qual graduandos em Letras desenvolvem práticas de leitura e produção textual direcionadas ao Ensino Médio.

O professor Lauro explica que, além de preparar os estudantes de ensino médio para a prova do Enem, a ação também tem o intuito de aproximar os alunos da rede pública da universidade, uma vez que as oficinas acontecem presencialmente nos Prédios 1 (R. Marechal Floriano Peixoto, 2236) e 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290) do campus São Lourenço do Sul. "A gente adoraria poder oferecer mais vagas, claro, mas restringimos nesse momento por uma questão de estrutura”, justifica o docente.

O projeto é uma contrapartida da FURG às duas instituições de ensino que têm sido parceiras do curso de Letras, permitindo que os graduandos realizem observações de aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Segundo Lauro, esta é a primeira aproximação com ambas escolas, já pensando em práticas da curricularização da extensão e vislumbrando a mudança curricular nos cursos da FURG que entra em vigor no ano que vem.

Confira os dias e horários das oficinas:

12/11, sábado, 9h às 11h30
FURG - Prédio 1, sala 1201

16/11, quarta, 19h às 21h30
FURG - Prédio 3, sala 3201

19/11, sábado, 9h às 11h30
FURG - Prédio 1, sala 1201

23/11, quarta, 19h às 21h30
FURG - Prédio 3, sala 3201

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

Galería

A ação, oferecida pelo curso de Letras, tem vagas limitadas e é restrita a estudantes do IEE Dr. Walter Thofehrn e da EEEM Cruzeiro do Sul

Foto: Divulgação