SAÚDE E BEM-ESTAR

Campus de Santa Vitória do Palmar “entra na dança” no Dia do Desafio 2022

Atividade integrou campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas

Em um dia frio e chuvoso de trabalho é provável encontrarmos colegas encasacados, encolhidos em suas cadeiras e salvaguardados por uma xícara de café, não é mesmo? Pois não foi esse o cenário que se viu na FURG em Santa Vitória do Palmar na tarde de quarta-feira, 25, após o aceite de parte da comunidade acadêmica em participar de um aulão de dança, proposto pelo Sesc Chuí em adesão ao Dia do Desafio 2022.

Conduzidos pela educadora física Alice Feijó, um grupo formado por estudantes, funcionários e professores do campus se exercitou ao som de diferentes ritmos musicais por, aproximadamente, 20 minutos. De acordo com o agente de cultura e lazer do Sesc Chuí, Smaichel Teixeira, a intenção dessa edição do evento foi incentivar a ocupação de espaços esportivos e unir pessoas por meio de atividades físicas, estimulando a prática cotidiana de exercícios em benefício de uma vida saudável na coletividade social. “A prática regular de atividades físicas é importante para o desenvolvimento físico. Ajuda no combate ao sedentarismo e ajuda no equilíbrio emocional, em um projeto de vida saudável. Esse é o principal objetivo da prática esportiva, que é cuidar da saúde e do bem-estar.”

Aparentemente de curta duração, o exercício de alongamento corporal, seguido dos movimentos de dança, fez os “dançarinos” do campus transpirarem. “Foi de tirar o casaco!”, assegurou o professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contáveis (Iceac) da FURG, Neimar Ferreira da Rosa, que apreciou a atividade, destacando que o momento foi de descontração e proporcionou maior integração com colegas e alunos.

O Dia do Desafio é celebrado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. O propósito da data é conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas para a melhoria da saúde física e emocional. Criado em 1983 no Canadá, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1995. Em 2018, a Lei nº 13.645 instituiu o Dia Nacional do Desafio.

 

Galería

Estudantes, funcionários e professores do campus se exercitaram ao som de diferentes ritmos musicais por, aproximadamente, 20 minutos

Otávio Chagas/Secom