ENSINO

Ciclo de Palestras das Relações Internacionais promove nova edição em 6 de setembro

As ações desenvolvidas pelo projeto impulsionam o campus Santa Vitória do Palmar no cenário acadêmico de RI

No dia 6 de setembro acontece mais uma edição do Ciclo de Palestras das Relações Internacionais da FURG. Neste encontro, será realizada a conferência “A Análise dos Sistemas-Mundo e Relações Internacionais: uma perspectiva para compreender a atual dinâmica internacional”, ministrada pelo professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Charles Pennaforte.

Na ocasião, serão debatidas as contribuições do sociólogo estadunidense, Immanuel Wallerstein, e do economista político italiano, Giovanni Arrighi – intelectuais que se debruçaram sobre a Teoria do Sistema-Mundo para compreender a sociedade capitalista na contemporaneidade. Com base nesses autores, serão retratados temas como o declínio hegemônico dos Estados Unidos nos âmbitos político, cultural e econômico, assim como o despontamento da China frente ao cenário global, a atuação russa e a formação do BRICS, agrupamento de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico.

Como já tem sido a dinâmica das últimas edições do Ciclo, o evento será online via plataforma zoom, com previsão de início para as 19h. O link para a Sala de Acesso estará ativo no horário da palestra. As inscrições acontecem durante a realização da atividade, conferindo certificado de três horas para os participantes.

Um continnum de formação acadêmica

O Ciclo de Palestras das Relações Internacionais é um projeto de ensino do curso de Relações Internacionais da FURG-SVP. Criado em 2015, juntamente com a implementação dessa graduação no campus, tem como proposta desenvolver ações acadêmicas direcionadas ao aprimoramento do curso, ao auxílio da retenção de alunos e à consolidação de atividades dentro e fora da sala de aula, melhorando o ambiente universitário dos discentes de Santa Vitória do Palmar. Contemplam o projeto ações como aulas magnas, workshops, grupos de leitura, rodas-vivas e palestras, sobretudo, em colaboração com pesquisadores externos.

De acordo com a coordenação do projeto, o caráter flexível do Ciclo possibilita a promoção de atividades pedagógicas nos formatos presenciais, online ou híbridos. Com o retorno da presencialidade no campus, finda a fase crítica da pandemia de Covid-19, a aposta tem sido interpor essas três modalidades, considerando a configuração estabelecida pelo proponente do encontro em questão. A principal forma de interação durante essas atividades ocorre por meio das falas dos convidados, que, após suas exposições, dialogam com o público presente em um ambiente preparado para se assemelhar a uma sala de aula, no qual a ideia de streaming é substituída pelo contato direto através de perguntas e considerações feitas pelos alunos.

Na análise do professor Wagner Feloniuk, atual coordenador do projeto, o Ciclo incide no aperfeiçoamento da formação profissional dos alunos, visto que dinamiza o curso de RI ao propor uma pluralidade de reflexões, mediadas por especialistas de outras instituições, que passam a integrar o cotidiano acadêmico estudantil. “Nós temos professores qualificados no campus, mas somos apenas seis docentes nucleares no curso. O Ciclo, nesse sentido, possibilita, mesmo estando na periferia em um sentido de distância, trazer oxigênio constante para o curso, com outras pessoas e ideias. Então, organizamos esses eventos para que nossos alunos tenham formação semelhante a de cursos já consolidados”.

Ainda segundo o professor Feloniuk, as ações desenvolvidas contribuem para a projeção da FURG nos cenários regionais, nacionais e internacionais, haja vista a ampla participação do público nos eventos e a rede de apoio ao projeto por parte de órgãos públicos, universidades de distintas regiões do país, bem como de instituições internacionais, como a York University, Asia Institute of Tecnology, Universidad de la República del Uruguay, entre outras.

Em 2020, adaptado à pandemia e à possibilidade de atuação apenas de forma remota, o projeto realizou 33 atividades, contabilizando uma participação de 1285 ouvintes. Em 2021, foram organizados 36 eventos, com 1082 participantes.

O estudante de RI, Carlos Otaviano Passos, é um deles. Com participação ativa no projeto desde 2019, o discente, que está em vias de se graduar, relata que o Ciclo de Palestras é uma maneira de manter vínculo com a universidade e continuar aprendendo sobre temas relevantes para o campo de estudos das Relações Internacionais. “A importância do projeto está no fato de nos manter em contato com a FURG, mesmo que estejamos distantes de Santa Vitória do Palmar. Além disso, as palestras são todas com professores e professoras conceituadas, o que demonstra a qualidade das atividades”.

Os eventos são antecipadamente divulgados no site e nas mídias sociais do curso de RI. São emitidos certificados de participação para todos os presentes nos eventos promovidos pelo Ciclo.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.