CULTURA

Cineclube das Relações Internacionais retoma atividades em setembro

Exibições e debates dos filmes são direcionados a toda comunidade de Santa Vitória do Palmar

O projeto Cineclube das Relações Internacionais já está com a programação definida para o segundo semestre letivo de 2023. Até o mês de dezembro, serão exibidos e debatidos oito filmes – selecionados a partir de critérios que dialogam com temas pertinentes à área de Relações Internacionais.

As exibições ocorrerão sempre às sextas-feiras, às 16h20min, na sala 2102 do prédio didático do Campus Santa Vitória do Palmar. As sessões são abertas a toda comunidade (interna e externa) e as inscrições ocorrem durante a exibição dos filmes, gerando certificado de participação de 3h.

Na próxima sexta-feira, 01, acontece a primeira sessão com a apresentação do filme sueco “O Sétimo Selo”, dirigido por Ingmar Bergman. A história se passa na idade média e acompanha um cavaleiro que retorna das Cruzadas e encontra a Morte esperando por ele. O protagonista desafia a Morte para um jogo de xadrez na expectativa de adiar sua partida. O filme aborda temas filosóficos e existências enquanto o cavaleiro reflete sobre sua vida, morte e fé.

Criado em 2019, o Cineclube das Relações Internacionais tem por objetivo promover a atividade cineclubista, discutindo filmes que envolvam temáticas trabalhadas em sala de aula, como Direitos Humanos, Migração, Conflitos Internacionais, entre outros. O projeto, de acordo com o coordenador Wagner Feloniuk, tem como premissa a ideia de que a formação intelectual dos alunos não se restringe apenas ao conteúdo das disciplinas curriculares, cabendo a universidade oferecer a seus estudantes o acesso às mais diversas expressões do conhecimento humano.

“O cinema, como forma de arte, oferece grandes possibilidades de aprendizagem. O projeto busca fomentar o acesso ao cinema enquanto expressão cultural e não apenas como entretenimento. A escolha da temática dos direitos humanos na ordem global está alinhada com a formação humanística que norteia o Curso de RI da FURG, atenta à importância da resolução pacífica de conflitos, à tolerância, aos fluxos migratórios, à justiça transicional, dentre outros”, explica o professor Feloniuk.

Confira, a seguir, a programação do cineclube para o segundo semestre de 2023.

 01/09 – O Sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman;

15/09 – Aguirre, a cólera dos deuses (1972), de Werner Herzog;

29/09 – A missão (1986), de Roland Joffé;

06/10 – Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa;

20/10 – Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick;

10/11 – Casablanca (1942), de Michael Curtiz;

24/11 – Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio De Sica;

08/12 – Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles.

 As sinopses dos filmes e demais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página do curso de RI na internet.