CULTURA

Curso de Relações Internacionais promove Festival de Cinema no Campus Santa Vitória do Palmar

Com temáticas sobre o amor e a guerra, evento discute o contexto sócio-político da extinta União Soviética

Iniciou nesta segunda-feira, 12, o Festival de Cinema: Amor e Guerra no outro lado da Cortina de Ferro, promovido pelo projeto Cineclube das Relações Internacionais, com coordenação do professor Wagner Feloniuk (Fadir/FURG). O evento, que acontece até  15 de dezembro, é direcionado à comunidade acadêmica do Campus Santa Vitória do Palmar e tem como proposta promover o debate sobre o contexto sócio-político da, então, União Soviética, por meio das temáticas do amor e da guerra.

São quatro filmes em exibição no festival, produzidos pelo Estado Socialista durante o período da Guerra Fria. De acordo com o professor Feloniuk, os filmes selecionados contemplam os maiores sucessos cinematográficos daquela extinta Nação. “Os filmes são sobre o amor e a guerra, na maior parte das vezes, sobre ambos. Cada um é também uma crítica social. Não são, no entanto, uma crítica fácil, são visões de um mundo no qual pessoas reais viviam. Esses filmes foram escolhidos por sua importância política, histórica e social”.

O evento acontece no auditório do Laboratório de Turismo (Latur), com entrada franca e inscrições feitas no local antes do início das sessões. O público presente recebe certificado de participação. Confira, a seguir, a programação completa do evento. A sinopse dos filmes em exibição pode ser conferida na página do curso de Relações Internacionais na internet.        

12/12 – 14h30min

Filme: Vá e Veja! (Idi i smotri)

Direção: Elem Klimov

Ano de produção: 1985

14/12 – 14h30min

Filme: Quando Voam as Cegonhas (Letyat zhuravli)

Direção: Mikhail Kalatozov

Ano de produção: 1957

14/12 – 16h30min

Filme: Balada de um Soldado (Ballada o soldate)

Direção: Grigory Chukhray

Ano de produção: 1959

15/12 – 14h30min

Filme: Ironia do Destino, ou Aproveito seu Banho! (Ironiya sudby, ili S lyogkim parom!)

Direção: Grigory Chukhray

Ano de produção: 1959

O Festival de Cinema: Amor e Guerra no outro lado da Cortina de Ferro  é uma atividade promovida pelo projeto Cineclube das Relações Internacionais, existente no campus há 7 anos. Por meio de mostras fílmicas, o projeto procura debater temas pertinentes aos estudos das Relações Internacionais. 

 

Galería

Material promocional do Festival de Cinema: Amor e Guerra no outro lado da Cortina de Ferro

Divulgação