ENSINO SUPERIOR

Estudantes do ensino médio visitam o campus da FURG em Santa Vitória do Palmar

Desenvolvida pelo projeto RI nas Escolas, atividade promoveu os cursos de graduação e as formas de ingresso na universidade

Foto: Otávio Chagas/Secom

Estudantes do terceiro ano do ensino médio de duas escolas vitorienses visitaram o campus da FURG-SVP na manhã de quinta-feira, 5. A iniciativa fez parte do projeto RI nas Escolas, que, desde 2019, realiza ações de divulgação do curso de Relações Internacionais junto à rede básica de ensino.

Nesta edição, 57 estudantes da Escola Estadual Manoel Vicente do Amaral e do Colégio São Carlos participaram de diversificada programação voltada à apresentação das práticas universitárias da FURG em Santa Vitória do Palmar. Conduzidos por acadêmicos integrantes do projeto, os visitantes fizeram um tour pelo campus – conhecendo a casa do estudante, a biblioteca setorial, os laboratórios e os prédios administrativo e didático da instituição – e assistiram, parcialmente, a uma aula do curso de Relações Internacionais.

No auditório do Laboratório de Pesquisa em Turismo (Latur), os secundaristas foram apresentados aos cinco cursos ofertados pela FURG na cidade e tiveram acesso a informações sobre mercado de trabalho, formas de ingresso, auxílios e serviços prestados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Já ao final da manhã, foram recepcionados em um espaço com alimentação, montado para a divulgação dos coletivos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.

Thainá Fernandez e Rayfer dos Santos, estudantes da Escola Manoel Vicente do Amaral, aprovaram a atividade, destacando que o momento foi oportuno para tirar dúvidas sobre as graduações que pretendem cursar no próximo ano. Além disso, para a jovem Thainá, a experiência aproximou a realidade acadêmica de seu projeto de vida futuro: “Eu gostei porque eu nunca tinha vindo ao campus, mesmo morando aqui. Então, meio que desmistificou essa ideia de que não existe acesso ao ensino superior em cidades pequenas e do interior. Eu gostei das apresentações dos cursos e do tratamento das pessoas daqui”.

Para o professor do Colégio São Carlos, Marcelo Corrêa, a visita à FURG foi bastante produtiva aos estudantes de sua escola: “Foi uma dinâmica extremamente enriquecedora, trazendo aos nossos alunos novas perspectivas. Mostrou como a universidade funciona e que ela está aberta para recebe-los. Isso cria novos horizontes para nossos estudantes”, observa o educador.

Na avaliação do coordenador do projeto, Wagner Feloniuk, a atividade resultou em uma “experiência muito positiva”, sobretudo, pelo empenho discente na organização do evento. “Os alunos de todos os cursos participaram. Foi muito satisfatório e foi algo, novamente, bastante autônomo da parte deles”. Ainda segundo o docente, essa integração entre cursos é muito importante para o desenvolvimento do campus, merecendo ser parabenizados todos os envolvidos na ação.

 

Galería

Estudantes do ensino médio visitam o campus da FURG-SVP em atividade promovida pelo projeto RI nas Escolas.

Otávio Chagas/Secom