COMUNIDADE

FURG celebra Halloween na Apae de Santa Vitória do Palmar

Com atividades lúdicas e inclusivas, acadêmicos experienciaram os aprendizados de sala de aula

Foto: Otávio Chagas/Secom

A tarde de 30 de outubro foi de muitos doces e “travessuras” recreativas na Apae de Santa Vitória do Palmar. Dezesseis estudantes dos cinco cursos de graduação do campus da FURG-SVP, matriculados nas disciplinas de Coquetelaria e Cerimonial, Ritualidades e Protocolos, organizaram uma divertida festa em comemoração ao dia de Halloween junto àquela comunidade.

Sob orientação da professora Jana Rossato (ICHI/FURG), o ginásio poliesportivo da Associação – decorado com reproduções de abóboras, morcegos e teias de aranha, transformou-se em um fabuloso território lúdico, onde bruxas, vampiros e espantalhos fantasiados conduziram atividades recreativas, que envolveram jogos, brincadeiras e interações sociais entre crianças, jovens e adultos atendidos na entidade.

Planejado para estimular a imaginação e o desenvolvimento de diferentes habilidades, o roteiro de atividades contou com cenários interativos, jogos de argolas e de boliche, danças com músicas temáticas e pinturas corporais. Na parte da alimentação, o cardápio de guloseimas dispôs de algodão doce, pirulitos, bolos e drinks personalizados, que “enfeitiçaram” o público.

De acordo com a professora Jana Rossato, a ação realizada junto a Apae representa a consolidação da teoria na prática: “o objetivo foi trazer os alunos para uma experiência externa, para que pudessem vivenciar coisas diferentes, que é uma das nossas intenções com a curricularização da extensão. E aqui eles vivenciaram um público real, com demandas específicas, interagindo com a comunidade. Esse é um aprendizado incrível. Não tenho como expressar minha felicidade ao perceber que, ao final do evento, deu tudo certo”, avalia a docente.

A acadêmica do curso de Tecnologia em Eventos, Dorinha Cardoso, relata que oportunidade de atuação na organização da festa foi bastante recompensadora: “Foi muito gratificante, não só pelo trabalho de organização, porque a gente estuda para isso e é o que queremos seguir fazendo quando formados, mas também por poder ver a alegria de todas as pessoas que foram atendidas hoje”.

Para a diretora da Apae, Verônica Lima Nunes, a equipe da FURG está de parabéns pelo trabalho realizado no evento: “Em nome da diretoria da Apae e de todos os funcionários, gostaria de agradecer essa oportunidade. Estamos encantados! Os nossos atendidos estão amando e eu só tenho a agradecer a universidade. Nunca tivemos um evento de Halloween tão bonito assim. Esperamos firmar mais parcerias como essa”.

Com opinião semelhante, o presidente da Associação, José Luiz Van Ommeren, destaca a iniciativa da universidade em se deslocar até a comunidade. “Essa é uma atividade fantástica. Está tudo bem bonito e organizado. Muitas entidades e outras classes deveriam fazer o mesmo que a FURG fez, que é sair de dentro dos gabinetes. É preciso sair, procurar espaços, firmar parcerias e mostrar o trabalho. Foi o que a universidade fez aqui hoje. Estão de parabéns!”.

A Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Em Santa Vitória do Palmar, a sede está localizada na Rua Dom Diogo de Souza, 1761.

Informações sobre as diferentes formas de contribuir com a instituição podem ser obtidas através do telefone (53) 3263-6616.

 

Galería

FURG celebrou o dia de Halloween na Apae de Santa Vitória do Palmar com atividades lúdicas e inclusivas. A Ação oportunizou aos estudantes do campus colocar em prática o que é aprendido em sala de aula.

Otávio Chagas/Secom