COTIDIANO

FURG celebra o Dia do Amigo com atividades extracurriculares em Santa Vitória do Palmar

A iniciativa buscou fortalecer a sociabilidade no campus após retomada presencial das aulas

“Artur e Sthefany, vocês são a farinha e a carne de sol do meu açaí. Amo vocês”. Esse foi o recado deixado pela estudante Auanny Bertaioli para os amigos que fez na FURG ao sair de Goianésia-PA para cursar Relações Internacionais em Santa Vitória do Palmar. A mensagem foi afixada pela discente em um dos murais dispostos no campus para a ação do Dia do Amigo, ocorrida na quarta-feira, 20.

Além da possibilidade de se registrar em papel as amizades que o campus proporciona, a comunidade acadêmica também pôde apreciar, no intervalo das aulas vespertinas e noturnas, uma apresentação musical com a artista local e graduanda do curso de turismo, Betina Moura, que apresentou parte de seu repertório em MPB ao público presente na sala dos Diretórios Acadêmicos.

 A professora do curso de Relações Internacionais, Gabriela Kyrillos, juntamente com alguns estudantes, técnicos e outros docentes, prestigiou a atividade e destacou o caráter lúdico e a importância disso para a constituição do campus como um espaço que vai além da formação acadêmica e profissional. “Foi um momento muito bonito, essa possibilidade de outras interações com a comunidade acadêmica. Talvez tenha sido um dos momentos mais bonitos, nesse sentido, desde a retomada das atividades presenciais, ao menos dos quais eu participei até agora. Foi uma oportunidade de consolidarmos ainda mais os laços de afeto, de pertencimento ao campus, à FURG e aos nossos coletivos”.

 A ação do Dia do Amigo no campus foi idealizada pela Direção e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceira com o Laboratório de Pesquisa e Planejamento em Eventos (Lappe), com a finalidade de reavivar experienciações cotidianas da cultura acadêmica nas instalações da universidade, interrompidas pela crise sanitária da Covid-19.

De acordo com vice-diretora do campus, Darciele Menezes, a retomada presencial das atividades acadêmicas foi um passo importante para o fortalecimento de vínculos sociais que, durante os últimos dois anos, foram mantidos apenas por mensagens virtuais e videochamadas. Em seu entendimento, as amizades feitas no decorrer da trajetória acadêmica são importantes para que as experiências junto ao campus sejam mais acolhedoras. “Foi lindo ver os sorrisos das pessoas interagindo, deixando seus recados e outras lendo os já escritos. Foi um dia de parar em frente a um simples mural para escrever sentimentos, escutar e cantar músicas, criando novas memórias. O Dia do Amigo no Campus foi uma pequena ação idealizada para reencontrarmos a força que existe nos laços de afeto e percebermos que a vida pode ser mais leve quando compartilhada com as pessoas que gostamos, entre elas os bons amigos”.

O Dia do Amigo é celebrado no Brasil em 20 de julho, embora também seja lembrado no dia 30 de julho, Dia Internacional da Amizade. Sugerida pelo filósofo argentino Enrique Febbraro, a data foi inspirada na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, por ser considerada não somente uma vitória científica, mas uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galería

Recado deixado pela estudante Auanny Bertaioli aos amigos que fez na FURG

Otávio Chagas/ Secom