FORMATURA 2023

FURG realiza colação de grau dos cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais e Turismo

Cerimônia concedeu título de bacharel a 29 estudantes do Campus Santa Vitória do Palmar

Foto: Marcelo Pires

A FURG realizou, na noite de 05 de abril, a colação de grau dos cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais e Turismo. A cerimônia, ocorrida no Clube Comercial Caixeiral, concedeu outorga de grau a 29 estudantes do Campus Santa Vitória do Palmar e contou com a presença de autoridades, gestores da universidade, professores, técnicos administrativos em educação, familiares e amigos dos formandos.

O ato solene foi presidido pelo Pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado. Também integraram a mesa oficial diretora do evento: a representante do prefeito vitoriense, Dóris Silva da Cunha; o diretor do campus e representante da direção da Faculdade de Direito (Fadir), Fernando Comiran; o vice-diretor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Tiarajú Alves de Freitas; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Éder Bayer Maier e os coordenadores de curso: Ricardo Frio, Clediane Santos, Hemerson Pase e Bruna Martins.

Representando o reitor da universidade, o professor Daniel Prado declarou aberta a assembleia universitária por volta das 18h – convidando paraninfos e patronesses para que conduzissem os formandos ao salão. Após a execução do Hino Nacional, representantes das turmas prestaram juramentos e, prosseguindo o protocolo, foi realizada a leitura do termo de conclusão de curso e a chamada nominal dos acadêmicos para o recebimento simbólico do diploma.

“Foi inesquecível”, descreve a agora bacharela em hotelaria, Shaiane Nunes. “Quando chamaram meu nome, eu senti uma mistura de emoções que é até difícil de explicar. Em poucos minutos, passaram pela minha cabeça os quatro anos que vivi dentro da FURG, as pessoas que conheci, as amizades que fiz, os professores. Realmente foi incrível”.

Transcorrido o ato de outorga de grau, as oradoras das turmas  proferiram seus discursos e, em seguida, os paraninfos. O professor Rafael Pereira, padrinho de Comércio Exterior, enfatizou o esforço dos alunos em meio às adversidades da pandemia e aos problemas infraestruturais, tanto de acesso como de permanência, do campus. A paraninfa de Hotelaria, Clediane Santos, destacou as qualidades de superação, resiliência e dedicação dos formandos, dada a conjuntura política de desmonte da educação superior no país nos últimos anos. Fernando Comiran, paraninfo de Relações Internacionais, estruturou sua fala a partir do verbo resistir, evidenciando que tal ação foi imprescindível aos estudantes frente aos impactos da Covid-19 e aos recentes ataques à ciência. A paraninfa de Turismo, Lígia Dalchiavon, exaltou, por fim, o protagonismo feminino da turma, enaltecendo a relevância das pesquisas produzidas pelas acadêmicas e o papel de cientistas mulheres na construção de um turismo mais humano e sustentável.

No encerramento da solenidade, o presidente da assembleia saudou as autoridades presentes e cumprimentou homenageados, familiares e amigos dos novos graduados. Em sua fala final, o Pró-reitor Daniel Prado também agradeceu à equipe realizadora do evento e desejou sucesso na carreira aos outorgados de 2023.

As cerimônias de colação de grau dos cursos de graduação da FURG, a exemplo da ocorrida em Santa Vitoria do Palmar em 5 de abril, são coordenadas e executadas pela instituição – o que assegura o caráter oficial e público do ato. Desde 2006, a universidade fornece local, decoração e vestes talares, possibilitando a todos os formandos receberem o grau junto às suas respectivas turmas sem nenhum custo financeiro. Além disso, as solenidades são registradas em vídeo e ficam disponíveis para acesso na página da FURG na internet. 

 

Galería

Colação de Grau dos cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais e Turismo foi realizada no Clube Comercial Caixeiral na noite de 5 de abril. A cerimônia concedeu o título de bacharel a 29 estudantes do Campus Santa Vitória do Palmar.

Foto: Igor Penning