MEIO AMBIENTE

FURG-SVP amplia debate sobre conservação socioambiental no Junho Sustentável

Programação do evento conta com palestras, exibição fílmica e passeios guiados por pontos turísticos da região

Em adesão ao Junho Sustentável da FURG, o Campus Santa Vitória do Palmar promove, entre os dias 21 e 24 deste mês, diversas atividades voltadas à sustentabilidade socioambiental. Palestras com especialistas ambientais, exibição fílmica e passeios guiados por atrativos turísticos da região fazem parte da programação.

Para a coordenadora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (CPGASus) do campus, Mayara Martins, as ações do Junho Sustentável deste ano buscam sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a importância da conservação dos recursos naturais e consolidação de estratégias voltadas à redução de impactos ambientais – de modo que universidade seja mediadora de processos no território, evidenciando o papel da educação científica no desenvolvimento de sociedades mais sustentáveis.

Este é o segundo ano que o campus integra a programação da Agenda Social da FURG dedicada ao meio ambiente. “Sem dúvida, é importante estarmos conectados, tanto do ponto de vista da natureza como do cultural, com o Bioma Pampa. Além disso, Santa Vitória do Palmar integra importante fronteira com o Uruguai e suas lagoas, com fauna e flora comum aos dois países”, evidencia a professora Mayara.

Ainda segundo a docente, as atividades desta edição do evento foram organizadas coletivamente, envolvendo direção do campus, coordenação do curso de Turismo, PET Turismo, Projeto Cineclube das RIs e Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou transporte para as visitas técnicas previstas para acontecerem no sábado, 24.

A seguir, confira a programação do Junho Sustentável – Campus Santa Vitória do Palmar. Haverá emissão de certificado aos participantes.

21/06 (quarta-feira)

14h30min: CineClube das RIs – Especial temática socioambiental, com exibição do documentário “My Octopus Teacher”

Local: Auditório do Latur.

19h: Palestra “A Importância da questão socioambiental no âmbito científico”, com o prof. Márcio Araújo Pereira (Diretor da FUNDECT e vice-presidente do Confap).

Local: Auditório do Latur.

22/06 (quinta-feira)

20h30min: Palestra com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental “Henrique Luis Roessler”, ministrada pela Eng. Florestal e Analista Ambiental da DIPLAN e DQA, Raquel Pretto.

Local: Auditório do Latur.

23/06 (sexta-feira)

Coleta de tampinhas, plantio de árvores e campanha de sensibilização sobre consumo consciente na FURG-SVP – Grupo PET Turismo.

Local: Sede do Campus.

24/06 (sábado)

Visita técnica a pontos atrativos de Santa Vitória do Palmar – Porto, Praia do Hermenegildo e Praia da Barra do Chuí. Saída prevista do campus às 08h30min.