ANIVERSÁRIO

FURG-SVP celebra 53 anos da universidade com programação cultural e defesa da educação pública

As comemorações foram marcadas pela visita da reitoria ao campus e pela realização da Trilha Multicultural

Em celebração ao aniversário de 53 anos da FURG, a universidade promoveu uma agenda cultural diversificada, abrangendo todos os campi da instituição. Em Santa Vitória do Palmar, a programação teve início na quarta-feira, 10, com a transmissão online da peça “Pai-de-Deus”, do núcleo de teatro Tholl. Na manhã de sexta-feira, 12, a comunidade universitária local recebeu a visita do Reitor, Danilo Giroldo, que – juntamente com representantes das Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae), da direção das Unidades Acadêmicas e da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) – explicitou a realidade orçamentária frente ao sistemático corte de verbas destinadas à educação e o contexto de evasão nas universidades públicas. No mesmo dia, no período da tarde, o campus foi colorido por diversas manifestações artísticas, integrantes da Trilha Multicultural da FURG.

O reitor Danilo Giroldo sublinha a importância de se celebrar os 53 anos da FURG, visitando todos os campi e promovendo atividades artísticas, como a Trilha Multicultural, que oportuniza a produção cultural local. De acordo com o reitor, apesar do crítico cenário orçamentário, é preciso comemorar a trajetória que levou a universidade até seus 53 anos, contemplando a multicampia nesse processo por meio das demandas regionais manifestas. “É importante estarmos celebrando junto com os campi, que são espaços de consolidação e, a partir, da produção cultural. Temos aproveitado essas vindas para, também, discutir a temática da evasão, que é muito sensível. É um grande desafio junto com a questão orçamentária. Provavelmente, seja o maior desafio do sistema universitário federal que o Brasil enfrenta. Então, é importante que a FURG se posicione, construindo estratégias claras para continuar cumprindo sua função social de formar cidadãos, gerar, construir e socializar conhecimento. É muito bom estar aqui, comemorando o aniversário junto com a universidade, junto com os campi que são uma conquista da sociedade brasileira”.

De modo dialógico, o diretor do campus Santa Vitória do Palmar, Fernando Comiran, reitera que as comemorações do aniversário da FURG possuem um maior significado este ano, o de reforçar o compromisso com a universidade pública, gratuita e de qualidade. “Celebramos esses 53 anos, defendendo a educação pública brasileira. Termos o reitor nesse dia é muito importante para o campus de Santa Vitória, para que possamos ampliar as identidades dentro da nossa universidade, reforçando, ainda mais, o projeto de uma FURG multicampi. Além disso, é importante destacar o debate fomentado pela reitoria em relação a temática da evasão. Em nosso campus, temos um cenário com suas especificidades e, nesse dia, foi possível debater mais sobre esse contexto e apontar perspectivas para que possamos, aprofundando esse estudo com a nossa comunidade, encontrar soluções conjuntas”.

A arte de resistir com a cultura

O flagrante cenário de cortes orçamentários e a evasão estudantil das universidades públicas, agravada no contexto da pandemia de Covid-19, têm sido os desafios centrais da atual gestão. A exemplo do Estudo sobre Evasão na FURG, apresentado à comunidade acadêmica de Santa Vitória do Palmar, e do reiterado posicionamento público da reitoria mediante à restrição de verbas para a educação, a FURG vem desenvolvendo ações de enfrentamento à crise em diálogo colaborativo junto aos campi.

Os esforços da universidade frente a esse contexto, no qual, nas palavras do reitor, “ajustes muito duros e tristes” são necessários, levam em consideração o mantenimento da assistência estudantil, cuja importância no combate a evasão foi comprovada em pesquisa, e da produção cultural universitária. Desse modo, ainda que diante da difícil realidade que se apresenta, o aniversário de 53 anos da FURG também é simbolizado por uma pluralidade de manifestações artístico-culturais, materializadas através da Trilha Multicultural.

Na concepção da diretora de arte e cultura da FURG, Débora Medeiros do Amaral, a arte, em suas múltiplas sensibilidades, possibilita refletir sobre as diferentes formas de se estar no mundo, fomentando o reconhecimento das alteridades e as transformações sociais. “Nosso desafio com a Trilha Multicultural foi o de provocar que a gente sinta a presença do outro, o lugar que a gente ocupa, o lugar que a gente pisa. Sinta os desafios que temos, mas também que nos faça enxergar as muitas presenças, os sonhos, porque estamos em um momento de provocações. Hoje, para mim, sonhar é um ato de resistência. Sonhar com possibilidades outras, com garantia de direitos, sonhar cada vez mais com a valorização e concretude de uma universidade pública”.

Com o compromisso e desafio de acontecer nos quatro munícipios de atuação da universidade, a Trilha Multicultural de 2022 procurou evidenciar a produção local, também oportunizando que projetos de pesquisa, cultura, ensino, extensão e inovação compartilhassem suas ações.

No campus Santa Vitória do Palmar, foi montada a instalação artística "FURG 53 anos, quem navega nesse mar”. A ação, realizada pela direção em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Planejamento em Eventos (Lappe), buscou representar a filosofia da instituição e seu compromisso com o ecossistema costeiro. “A instalação, de caráter interativo, permite que cada pessoa coloque seu nome em um barquinho e o disponha de maneira livre, junto de outros cinco barcos, que representam os cursos oferecidos no campus. Nosso propósito foi demonstrar que são as pessoas de nossa comunidade acadêmica que fazem parte desta trajetória. Nela, reunimos fragmentos do passado e do presente, com as fotografias selecionadas e com o batismo dos barcos com os nomes de quem hoje, ao navegar nessas águas, faz essa história acontecer”, explica uma das idealizadoras, a professora Ali Machado.

No âmbito das ações acadêmicas, o curso de turismo, por meio do PET Turismo, expôs o material de divulgação do projeto multidisciplinar de demarcação da Trilha Cassino-Barra do Chuí. Engajado com o desenvolvimento turístico da região, o projeto criou a sinalização de placas interpretativas através da metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. O curso de Relações Internacionais, por sua vez, apresentou as atividades desenvolvidas através do Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI) e dos projetos RI nas Escolas e Ciclo de Palestras das Relações Internacionais.

Além disso, as atividades da Trilha Multicultural contaram com a exposição das tirinhas Recomeçar, do artista Wagner Passos, com painéis artísticos da Cooperarte – projeto de artes e ações integradas da cidade de Pelotas e com um espaço para palco livre com apresentações musicais e leitura de poesias.

As ações culturais em comemoração ao aniversário da FURG seguem até 20 de agosto, quando acontece o Sarau Virtual Multicampi. Nessa data simbólica para a universidade, serão compartilhados textos poéticos por parte da comunidade acadêmica. O evento online será transmitido nos canais de comunicação da FURG, com a participação de representantes do campus Santa Vitória do Palmar.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galería

Em visita à FURG-SVP, reitor Danilo Giroldo expõe realidade orçamentária da universidade diante do sistemático corte de verbas públicas para a educação

Otávio Chagas/Secom