EVENTO ACADÊMICO

Política internacional de países do oriente será tema de Aula Magna do curso de Relações Internacionais

Atividade será ministrada por embaixador brasileiro com 50 anos de atuação no exterior

Na próxima quarta-feira, 07, acontece a Aula Magna do curso de Relações Internacionais da FURG referente ao primeiro semestre de 2023. O evento terá como tema “Casos de Política Internacional: China, Índia, Azerbaijão e Belarus” e será ministrado pelo professor doutor, Paulo Antônio Pereira Pinto, embaixador aposentado do Itamaraty. A atividade será realizada às 9h30min no auditório do Laboratório de Pesquisa em Turismo (Latur) do Campus Santa Vitória do Palmar, com transmissão simultânea via plataforma Zoom.

De acordo com a organização do evento, a proposta da Aula Magna é promover uma reflexão sobre a política internacional a partir de relatos de um agente que esteve à frente da formulação e implementação da política exterior do Brasil por quase cinquenta anos, tendo vivido em localidades consideradas estratégicas, como China, Índia, entre outras. “Com um ‘olhar diplomático’ único, o palestrante irá abordar casos que vivenciou durante missão cumprida nesses países”, informa o professor Alejandro Barrios, um dos idealizadores da atividade.

O palestrante convidado, Paulo Antônio Pereira Pinto, possui extensa trajetória na diplomacia brasileira. Na década de 1970, atuou no continente africano, nas embaixadas de Libreville (Gabão) e Maputo (Moçambique). Por mais de 20 anos, representou o Brasil na Ásia Oriental, em cidades em cidades como, Pequim, Kuala Lampur, Cingapura, Manila e Taipé. Entre 2015 e 2019, foi embaixador em Minsk (Belarus).

Embora a Aula Magna, por sua natureza, seja voltada aos acadêmicos de Relações Internacionais, toda a comunidade, interna e externa, poderá acompanhar a palestra. As inscrições serão realizadas no dia do evento e haverá emissão de certificados aos participantes ouvintes. A atividade é uma promoção do curso de Relações Internacionais, em parceria entre a coordenação do curso e o projeto Ciclo de Palestras das Relações Internacionais.