INGRESSO 2023

Transformação de informação em conhecimento foi tema da redação do Processo Seletivo Próprio da FURG

49 candidatos fizeram a prova no domingo, 22, em Santa Vitória do Palmar

Foto: Otávio Chagas/Secom

No último domingo, 22, a FURG aplicou o Processo Seletivo Próprio nas cidades de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. No município vitoriense, 49 candidatos, dos 87 inscritos, compareceram ao campus para a realização da prova de Redação em Língua Portuguesa, que teve início às 14h.

A prova exigiu dos concorrentes a elaboração de um texto dissertativo- argumentativo para ser publicado em um jornal, que respondesse à seguinte pergunta: “Por que transformar informação em conhecimento e como colocá-lo em Prática?”. O tempo máximo para a produção textual foi de duas horas e trinta minutos.

A professora de séries iniciais, Aline Albo, foi uma das primeiras a deixar o local de provas. A candidata, que pretende cursar Turismo, informou ter gostado do tema, dada a sua relevância no atual contexto social mediado pelas plataformas digitais. Segundo ela, os textos de referência presentes na prova a auxiliaram no desenvolvimento dos próprios argumentos, contribuindo para que sua escrita fosse tranquila.

Já a jovem Juliane dos Santos, que deseja cursar Tecnologia em Eventos, relata que ficou um pouco nervosa durante o processo. Esta foi a primeira vez que ela participou de uma seleção para ingresso no ensino superior. Residente no interior do município, a jovem acredita que o acesso à educação melhora a vida das pessoas. “Eu vim fazer a prova porque eu penso no meu futuro, penso em crescer na vida. Como eu moro na campanha, achava que não ia conseguir vir, mas eu vim, fiquei focada e, com a graça de Deus, vou passar”.

No entendimento do diretor Fernando Comiran, que atuou como fiscal de sala da tarde de domingo, o Processo Seletivo Próprio da FURG tem sua importância reconhecida por diferentes aspectos. “Primeiramente, para enfrentar a realidade que se construiu, sobretudo, a partir da pandemia de Covid-19, que foi um certo esvaziamento das salas de aula. Também porque esse processo, por retomar características similares ao antigo vestibular, potencializa a participação de moradores da região e, ainda, dada a sua natureza, consegue atender um público que deseja acessar o ensino superior, mas que há tempos não frequenta os bancos escolares”.

A classificação geral do Processo Seletivo Próprio FURG será divulgada até o dia 13 de fevereiro na página da Coperse. Nesse mesmo endereço, a lista de aprovados e a convocação para matrícula serão divulgadas até 17 de fevereiro. As aulas do primeiro semestre de 2023 iniciam em 20 de março.