Formaturas

A formatura dos cursos de graduação é um dos momentos mais emocionantes e marcantes da vida universitária. Na FURG, todos os formandos têm participação garantida e totalmente gratuita na solenidade de Colação de Grau.

Desde 2006, as formaturas são coordenadas e executadas pela instituição, assegurando o caráter oficial e público do ato. Ao fornecer local, decoração e vestes talares para todas as solenidades, a universidade possibilita a todos os graduandos dos cursos presenciais e à distância receberem os seus diplomas junto às suas respectivas turmas, sem nenhum tipo de custo.

Além disso, todas as solenidades são transmitidas ao vivo pela FURG TV e pela internet.  Dessa forma, além de amigos e familiares distantes do formando terem a oportunidade de acompanhar a formatura, o registro em vídeo do evento fica disponível de forma gratuita no site aovivo.furg.br.

A outorga de grau é realizada em dois tipos de ato, escolhidos pelo formando:

Assembléia Universitária

Ato solene presidido pelo Reitor com a presença de paraninfo, patrono, juramentista, homenageados, orador e convidados. Nessas solenidades as autoridades universitárias e os formandos usam vestes talares. O ato acontece em local, data e horário previamente agendados pela PRAE, através da Coordenação de Bem Viver Universitário.

As formaturas dos cursos de graduação oferecidos em Rio Grande, acontecem sempre nas dependências do Cidec-Sul, no campus Carreiros, em auditório que comporta 1.100 pessoas sentadas. Já as solenidades de outorga de grau dos cursos ofertados nos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar ou em algum dos polos de educação à distância, acontecem na cidade em que o estudante realizou o curso, em local previamente escolhido pela instituição.

Gabinete

Ato realizado no Gabinete da Reitoria ou em um ambiente interno da universidade, na presença do Reitor e da Chefia de Gabinete, nos casos em que o acadêmico não puder ou optar por não comparecer à outorga de grau solene. Não há vestes talares, nem paraninfo, homenageado ou orador. Nesse ato é possível receber a outorga de grau por procuração, quando, por motivo de força maior, o formando não puder se fazer presente.

A cada ano, normalmente em abril, é realizado um cadastro das Comissões de Formatura dos cursos que concluem as atividades no primeiro e segundo semestre na sala da Coordenação de Bem Viver Universitário, no prédio das Pró-Reitorias ou no Cidec. A partir disso, são realizados os procedimentos e definição de cronograma das solenidades.
 

Acesse a portaria e as normas sobre outorgas de grau.

Contate a Prae

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório