Arqueologia

O curso de Arqueologia tem como objetivo formar profissionais comprometidos com a produção do conhecimento e com a interdependência entre as diferentes áreas do saber, considerando a diversidade cultural como princípio básico. Além disso, estarão aptos a refletir sobre práticas sociais vinculadas aos conceitos de Patrimônio e Memória; perceber a importância da Arqueologia nos processos de inclusão social e exercício da cidadania; e identificar a Arqueologia como construção narrativa inerente aos contextos político e ideológico da sociedade contemporânea.

CONTATO

E-mail:
ichi@furg.br

 

Telefone:
(53) 3293-5351

 

Coordenador de curso:

Artur Henrique Franco Barcelos

 
Coordenador adjunto:

Martin Cesar Tempass

Área de atuação

O bacharel em Arqueologia atua em universidades, através de pesquisas financiadas por instituições ou órgãos de amparo à pesquisa, visando à formação e à capacitação profissional; em museus; e em outras organizações, através da Arqueologia de contrato.

Perfil do profissional

O arqueólogo está apto a desenvolver suas atividades em qualquer espaço que necessite de sua intervenção, prestando serviços técnicos e de consultoria especializada em qualquer instituição vinculada, direta ou indiretamente, à proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio material da humanidade. Além disso, atua em ações educativas, realizadas principalmente junto às comunidades onde se encontram os sítios arqueológicos e em escolas públicas ou privadas.



Informações básicas

Duração: 8 semestres
Campus: Carreiros
Turno: integral
Grau: bacharelado
Vagas: 40
Modalidade: presencial

Conheça as disciplinas e professores.