Teste pioneiro de veículo subaquático no sul do Brasil

Um veículo remotamente operado (ROV) foi testado pela primeira vez no sul do Brasil. Os professores Paulo Drews Jr e Vagner Rosa do Grupo de Automação e Robótica Inteligentes (NAUTEC) do C3- FURG, e o aluno de do curso de Engenharia de Computação da FURG Matheus Longaray conduziram o teste com o ROV, que é utilizado para pesquisas em robótica e visão computacional. O teste foi realizado na primeira semana de fevereiro de 2013, durante um cruzeiro do IO-FURG, para instalação e recuperação de Perfiladores Acústico de Correntes por Efeito Doppler (ADCP, Acoustic Doppler Current Profiler) na região do Parcel do Carpinteiro, situado a alguns km a leste da desembocadura da Laguna dos Patos.

No cruzeiro, coordenado pelos professores Osmar Möller e Gilberto Griep, foram realizadas diversas tarefas com o ROV para demonstrar sua capacidade de operação. No primeiro teste, foi realizada a busca por um sensor ADCP desaparecido desde 2009. A busca resultou na localização do ADCP e demonstrou que devido ao longo tempo no fundo do mar, o mesmo estava parcialmente enterrado, o que impossibilitou sua recuperação.

O auxílio na instalação de um novo ADCP no Parcel foi monitorado pelo ROV em seu segundo teste. Durante esta operação, o sucesso do lançamento do ADCP foi comprovado através de inspeção visual efetuada pelo ROV. O novo perfilador acústico de correntes NORTEK AWAC que, instalado, faz parte da Meta Física Oceanografia do projeto Sistema Integrado de Monitoramento do Tempo, Clima e Oceano para o Sul do Brasil - SIMTECO que é financiado pela FINEP.

A última tarefa do ROV foi verificar sua potencialidade como instrumento de aquisição de informações ambientais. O ROV foi lançado no cabeço Sul do Parcel e efetuou um imageamento inédito das características do local. Este teste é uma atividade do grupo de Instrumentação, Veículos e Monitoramento Oceanográfico do Projeto INCT-Mar COI, que tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de tecnologias para monitoramento e instrumentação oceanográfica.

O INCT-Mar COI é coordenado pela FURG e tem apoio financeiro do CNPq e da FAPERGS. O grupo estará discutindo essa e outras atividades no Simpósio em Computação e Automação para Indústria Naval, Offshore e Subaquática (NAVCOMP) nos dias 14 e 15 de março durante a Feira do Polo Naval.

 

Assunto: Arquivo