Nota Oficial do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

Unidade de Comunicação Social

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma unidade de ensino que também presta atendimento assistencial integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU atua de forma complementar dentro da rede de atendimento configurada para o Estado do Rio Grande do Sul, sendo que é um dos responsáveis pelas ações assistenciais na cidade do Rio Grande, na Microrregião Litoral Lagunar Sul, servindo, além disso, como referência em média e alta complexidade para outros 22 municípios do Extremo Sul do Estado e seis municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Em Rio Grande, o HU-FURG tem sido afetado com um constante cenário de superlotação, visto que tem absorvido grande parte da demanda da outra instituição de saúde do município.

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA), maior porta de entrada da instituição, foi inicialmente projetado para atendimento de 18 pacientes e vem atingindo picos de mais de 50 pacientes “hospitalizados” nos corredores de acesso interno. Outro serviço especialmente afetado é o Centro Obstétrico (CO) e a Maternidade, que também, em vários momentos, se viu operando como a única alternativa na área de Obstetrícia da cidade.

Essa situação vem gerando, por consequência, um aumento no consumo de medicamentos e outros materiais hospitalares, ultrapassando os tetos orçamentários previstos e projetados para o ano de 2018.

Durante o mês de novembro, em particular, o HU-FURG teve a situação agravada, o que levou o hospital a ter que, na manhã desta quarta-feira, 28, priorizar de forma temporária a alimentação de pacientes internados, dos acompanhantes das UTIs Neonatal e Pediátrica e monitorar diariamente os estoques de insumos e medicamentos.

A Governança do HU, a Reitoria da FURG e a Ebserh vêm adotando todas as medidas e procedimentos cabíveis no intuito de que as dificuldades na saúde não afetem os pacientes atendidos pela instituição. Há a previsão de ter a liberação de recursos nos próximos dias, o que normalizaria a situação. Entretanto, cabe destacar que, caso a ocorrência de superlotação continue, situações semelhantes podem voltar a acontecer.

O HU-FURG continua empenhado em realizar um atendimento humanizado e de qualidade a toda a população, bem como em preservar a integridade de seus trabalhadores.

Atenciosamente,

Governança do HU-FURG/Ebserh

Arquivos

Nota

 

Assunto: Arquivo