46ª Feira do Livro

Minha história com a feira: Clara Luísa Martins Brandão

Projeto inspirado pelo tema da feira deste ano convida o público a compartilhar suas vivências

Foto: Fernando Halal/Secom
Clara Luísa Martins Brandão

“Um passado de memórias, um futuro de histórias”. O tema que a FURG escolheu para marcar as comemorações de seu cinquentenário inspira o projeto que a Secretaria de Comunicação (Secom) apresenta nesta edição do evento. A série Minha história com a feira registra relatos de visitantes da 46ª Feira do Livro sobre suas vivências significativas com esse lugar especial que há 40 anos faz parte da vida da universidade. 

Notícias Relacionadas

Clara Luísa Martins Brandão – 23 anos

Eu fui estudante da Geografia na FURG. E a minha história com a Feira do Livro é longa. Porque antes de trabalhar – agora eu trabalho com uma editora de produção popular, uma editora que busca trazer as publicações e produções científicas dos movimentos sociais – antes eu vinha quando criança, então é muito importante, ainda mais pra mim que sempre tive um bloqueio muito grande com leitura.

“As pessoas não costumam incentivar crianças negras a ler”

As pessoas não costumam incentivar crianças negras a ler, então eu tive esse bloqueio com a leitura até quase terminar o curso de graduação. E estar na Feira do Livro, estar trabalhando com uma editora que traz outra perspectiva sobre a sociedade, pra mim é bem legal. Queria dar livros para todas as crianças negras. Não posso fazer isso porque não sou rica mas é algo que eu gostaria de fazer.

“Quando tu apresenta o livro pra uma criança ou adolescente ela se identifica com aquilo”

[Poder do livro na sociedade é] transformador. Porque quando tu apresenta o livro pra uma criança ou adolescente ela se identifica com aquilo, ela se vê naquela produção, naquela imagem, ela se vê no mundo. Ela não se sente mais deslocada. E pros movimentos sociais significa trazer um conhecimento contra hegemônico sempre, né. Que não é necessariamente conhecimentos da universidade, conhecimentos da ciência eurocêntrica. É tu trazer outras perspectivas e outras alternativas de leitura.

[O Impacto do livro] na minha vida é bem profundo. Ainda mais recentemente. Antes eu lia um livro no ano e era muita coisa. Agora tô naquele desafio de ler um livro por mês. Porque agora eu quero mais, ler mais histórias, mais romances. Agora eu tô adorando ler ficção negra e isso tá sendo muito bom pra mim. Não fica sendo aquela coisa que eu escolhia dentro da universidade, aquela coisa que eu era de certa forma obrigada a ler, livros mais engessados das disciplinas.

“Potência”

[Uma palavra para a Feira do Livro:] Potência. Tudo tem potencial, eu acho. Mas a gente tem que pegar esse potencial e transformar numa ação. Porque o livro tá lá, ele não pode fazer nada. Mas quem pode fazer efetivamente são as pessoas.

 

Galeria

Clara Luísa Martins Brandão

Minha história com a feira: Clara Luísa Martins Brandão

Fernando Halal/Secom