Astronomia

PPG em Física recebe astrofísica da Academia Brasileira de Ciência

Miriani Pastoriza palestrará na quarta-feira, 17

Nesta semana, a astrofísica Miriani Pastoriza está lecionando uma parte da disciplina de Astronomia Extragaláctica no Programa de Pós-graduação em Física da FURG. Ela dará um seminário nesta quarta-feira, 17, às 13h30, na sala 3101, sobre canibalismo de galáxias e buracos-negros.

Notícias Relacionadas

Miriani foi a primeira mulher na Universidade de Córdoba a obter o título de astrônoma. Em 1978, se exilou no Brasil devido ao golpe militar na Argentina. Ao chegar no Rio Grande do Sul, enfrentou o grande desafio de desenvolver o Departamento de Astronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de ser uma das primeiras astrônomas no Brasil e primeira diretora do Instituto de Física da UFRGS, ela revolucionou a astronomia mundial tendo galáxias com seu nome (Sérsic-Pastoriza).

Atualmente, Miriani Pastoriza é membro da Academia Brasileira de Ciência, pesquisadora nível 1A do CNPq, professora emérita da UFRGS e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República Federativa do Brasil.

Cartaz