ELEIÇÕES

CPA: uma oportunidade de participar

Docentes, discentes e técnicos administrativos podem se candidatar até 13 de março

Foto: Arquivo/Secom
CPA da FURG terá eleição para definir os participantes da Comissão

Você sabia que pode participar e fazer a diferença na construção do futuro da FURG?! Uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade exige um planejamento adequado de suas ações e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância fundamental para isso. Composta por representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação e a comunidade externa, ela integra os mecanismos de avaliação estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Notícias Relacionadas

Em 2019, a CPA da FURG terá eleição para definir os participantes da Comissão e a inscrição de chapas pode ser feita até o dia 13 de março (confira o cronograma das eleições ao final da matéria). A participação de todos é importante porque a CPA tem o objetivo de coordenar os processos internos de avaliação institucional, para que sejam cada vez mais eficientes e permitam termos uma universidade que se insira de forma propositiva na solução dos problemas da sociedade.

Importância da Avaliação Institucional

Para que todos os processos dentro da FURG sejam melhorados e qualificados, é preciso avaliar todas suas áreas e setores de atuação, como as unidades acadêmicas e administrativas; espaços de convivência, Restaurante Universitários, Sistema de Bibliotecas, docentes, infraestrutura, etc. Essas avaliações se tornam essenciais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade com a universidade e também para o processo de crescimento da instituição.

O titular da Diretoria de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, ressalta a importância da CPA. “A Comissão Própria de Avaliação é a base de todo o processo avaliativo da universidade, e essa avaliação é o pilar para o crescimento da FURG. Assim, integrar a comissão é poder fazer parte da gestão da universidade”, afirma o diretor.

O processo de avaliação acontece a cada quatro anos, e em 2018 foram divulgados os resultados finais desse período. Através deles foi possível perceber os pontos fracos e que merecem atenção da administração e também aqueles que, ano após ano, vem se consolidando como marco positivo da FURG.

Resultados 2018

Os pontos avaliados interferem diretamente na rotina daqueles que compõem a comunidade universitária, como por exemplo, a disponibilidade da internet oferecida pela FURG em seus campi. Na última avaliação, o serviço obteve melhoras na percepção dos estudantes dos cursos presenciais em Rio Grande, quando comparados à pesquisa de opinião de 2014. No entanto, essa melhora não foi percebida pelos alunos de São Lourenço, Santa Vitória do Palmar e de Santo Antônio da Patrulha.

Ainda segundo avaliação de 2018, um ponto positivo que permanece em alta é o orgulho dos servidores em trabalhar na FURG. Porém, a percepção sobre as condições de segurança no Campus Carreiros continua em baixa. Além desses resultados, outros pontos como a qualidade, segurança e pontualidade do transporte público também foram avaliados, assim como o atendimento a saúde física e mental oferecido nos campi da FURG.

O resultado geral e por categorias da última avaliação institucional pode ser acessada através do site.

Inscrições e chapas

Podem se inscrever como candidatos a representante da CPA docentes e técnicos administrativos do quadro permanente e estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. As chapas precisam conter dois nomes, sendo o primeiro o do titular e o segundo do suplente.

Serão eleitos um representante titular e um suplente dos docentes; um titular e um suplente dos técnicos administrativos; três titulares e três suplentes dos discentes de graduação e dois titulares e dois suplentes dos discentes de pós-graduação.

As inscrições dos candidatos poderão ser realizadas de 25 de fevereiro até 13 de março, na Diretoria de Avaliação Interna (DAI), localizada no prédio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou ainda através do e-mail dai@furg.br  até as 17h30 do dia 13 de março.

Eleições

Entre os dias 25 e 26 de março, discentes, docentes e técnicos administrativos em educação, terão a oportunidade de escolher seus representantes para a Comissão Própria de Avaliação (CPA). A escolha ocorrerá via consulta eletrônica através do site de Consultas e o resultado será divulgado no dia 29 de março no site da Avaliação

Cronograma

25/02 a 13/03 – Inscrições das chapas

14/03 – Divulgação das chapas homologadas

15/03 – Prazo final para impugnação das chapas inscritas

18/03 – Divulgação da lista das chapas

18/03 a 24/03 – Período de campanha

25/03 e 26/03 – Eleições online das 8h do dia 25 até as 17h do dia 26

27/03 – Divulgação dos resultados

28/03 – Prazo final para entrada de recursos

29/03 – Divulgação dos resultados das eleições após recursos

15/04 – Posse da nova composição da CPA, na Sead, sala 15, às 14h30

 

Galeria

CPA da FURG terá eleição para definir os participantes em 2019

CPA: uma oportunidade de participar

Arquivo