ACOLHIDA CIDADÃ

Curso de Artes Visuais recebe estudantes com passeios pela FURG e por Rio Grande

Atividade de boas vindas contará ainda com Virada Cultural

Foto: Fernando Halal/Secom
Estudantes participam da Acolhida Cidadã 2019 no prédio das Artes Visuais

Nesta segunda-feira, 25, os campi da Universidade Federal do Rio Grande – FURG voltaram a ficar movimentados com a circulação de alunos, professores, servidores e técnicos administrativos em educação, devido ao início do ano letivo de 2019. Como todo começo, muitas dúvidas, questionamentos e orientações sobre a localização de prédios e pavilhões, foram frequentes.

Notícias Relacionadas

Como forma de minimizar essas dúvidas e para tornar esse momento especial e receptivo, a FURG, seguindo a deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), estimula ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade, incentivando práticas de cidadania e de responsabilidade social.

Assim, uma das atividades da Acolhida Cidadã 2019 no campus Carreiros, foi o acolhimento aos novos ingressantes dos cursos de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado, na manhã desta segunda-feira. Após serem recepcionados por estudantes e professores, os calouros fizeram um tour pelas dependências e laboratórios do prédio das Artes e também por outras dependências que serão usadas por eles.

Murillo Bosco, de 23 anos, conta sobre como foram pensadas as ações da acolhida deste primeiro semestre. O estudante do 4º ano de Artes Visuais Bacharelado com ênfase em poética é natural de São Paulo e ajudou no planejamento das atividades, propondo ações que sentiu falta na época de sua acolhida. Ele ressalta que as atividades abrangem passeios pela FURG como também pela cidade, já que muitos estudantes são de outros municípios e estados.

“Pensamos em mostrar os aspectos da universidade, mas também do seu entorno, como a apresentação da cidade, através de um tour pelos museus, visto que Rio Grande abriga um dos maiores complexos do Estado. Nosso objetivo é que os novos alunos conheçam e ocupem esses espaços”, menciona Murillo.

Outro destaque da programação é a Virada Cultural, que acontece no dia 29 de março, no prédio das Artes, encerrando as ações de Acolhida. “Nessa atividade, já tradicional do curso, vão ser ofertadas oficinas das disciplinas, rodas de conversa, apresentações e também debates sobre as políticas voltadas para as universidades públicas. Será um espaço importante de acolhida, mas também de conversa sobre o momento atual que estamos vivendo”, afirma o estudante.

Longe de Casa

Como a única forma de ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desde 2011, é a cada vez maior o número de alunos que vêm de longe para estudar na FURG. Um exemplo dessa realidade é a jovem Niyala dos Santos, de 18 anos, vinda de Cuiabá, no Mato Grosso. Apesar da pouca idade, a mato-grossense já cursou um ano de Oceanografia, mas descobriu no curso de Artes sua verdade vocação. “Eu gostava de Oceano, mas tinha muitas disciplinas de exatas, então percebi que aquilo não era para mim. Já Artes sempre esteve presente de alguma forma, então escolhi mudar e fazer o que me faz feliz”, conta sorridente a caloura.

Sobre a adaptação de estar longe de casa, a estudante afirma que o processo foi tranqüilo, mesmo sendo filha única, pois seus pais já passaram por isso, e lhe deram todo o apoio necessário. “Quando cheguei estranhei o tamanho da cidade por ser menor que a minha, mas de resto levei numa boa. Minha dica para quem está chegando é que aproveite tudo que a universidade tem a oferecer e que vivam tudo isso como uma grande experiência pessoal”, ressalta Niyala.

 

Galeria

Estudantes são recebidos no prédio das Artes Visuais

Acolhida Cidadã 2019

Foto: Fernando Halal