RECEPÇÃO

Curso Pedagogia Universitária dá boas-vindas a novos servidores da FURG

Atividades tiveram início nesta terça, 19, buscando discutir os desafios da docência

Um espaço de reflexão, formação continuada e acolhida aos docentes ingressantes na universidade. Assim foi o primeiro dia da edição inaugural do curso Pedagogia Universitária: Diálogos Iniciais, promovido nesta terça-feira, 19, no auditório da Sead, pelas pró-reitorias de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) e de Graduação (Prograd), através do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap).

Notícias Relacionadas

O acadêmico Gabriel Xavier deu início às atividades da manhã com uma apresentação musical. A mesa de abertura do evento contou com a presença dos pró-reitores Renato Dias (Graduação), Daiane Gautério (Assuntos Estudantis) e a pró-reitora em exercício Carla Amorim (Extensão e Cultura). Cada um promoveu as boas-vindas aos novos servidores e explicou as funções e particularidades de seus setores.

"Este ano a nossa universidade está em júbilo, estamos completando 50 anos de uma bela trajetória que foi alicerçada aqui em Rio Grande", disse o professor Dias. "O novo perfil do docente é o de ser um gestor, que contribui muito com a gestão de universidade. Pensamos esse curso para situá-los e repassar essa ideia de pertencimento à nossa universidade, algo que é muito caro para nós. Vocês passarão por um processo de discussão em suas unidades acadêmicas para repensar a estrutura que foi criada há dez anos na FURG", concluiu o pró-reitor.

"Assumir uma vaga em uma universidade pública tem um significado muito grande. Precisamos de recursos humanos para fazer uma FURG de qualidade", disse Carla.

As atividades seguem nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, com palestras e mesas redondas abordando desafios pedagógicos, políticas estudantis, avaliação institucional e outros temas.

O que é o Profocap

Previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2007-2010), o Profocap é uma atividade permanente vinculada à Prograd. Foi implantado em 2008 e, desde então, foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade universitária, especialmente os docentes da instituição. O objetivo geral é viabilizar um espaço de estudo e discussão de temáticas relativas à ação docente no Ensino Superior, aprofundando e produzindo novos conhecimentos.

 

Galeria

Docentes conferiram atividades no auditório da Sead

Curso Pedagogia Universitária dá boas-vindas a novos servidores da FURG

Fernando Halal