PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Programas de Pós-graduação da FURG sofrem corte de bolsas

Restrições afetam programas com nota máxima em avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o corte de bolsas de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras. Em ofício circular enviado aos pró-reitores de Pós-Graduação das instituições, nesta quarta-feira, 8, o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) relaciona a medida às restrições orçamentárias impostas pelo governo.

Notícias Relacionadas

Na FURG, de acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), 35 bolsas não estão mais disponíveis – 26 de mestrado e 9 de doutorado. Embora diversos cursos tenham sido bastante afetados, o maior impacto do bloqueio (cerca de 60%) está justamente nos programas de pós-graduação da FURG com notas 6 ou 7 (máxima) – inseridos no Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Capes, como os programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica, em Aquicultura e em Oceanologia. A FURG é uma das oito instituições públicas de ensino superior brasileiras que possui pós-graduação na área de Oceanografia.

"A Capes argumenta que são bolsas ociosas, mas em alguns casos as bolsas estavam em transição, que é quando o aluno termina o mestrado ou doutorado e a bolsa vai para a seleção seguinte, ou, em outra situação, quando a bolsa é encaminhada a um aluno que já ingressou no curso e está na lista de espera. Também temos o caso de alunos que estão, no momento, em doutorado sanduíche no exterior e, ao retornar, estarão sem a bolsa", disse o pró-reitor da Propesp, Eduardo Secchi.

Ainda de acordo com Secchi, o confisco das bolsas traz prejuízos aos alunos e danos imensuráveis à produção científica brasileira. "A pós-graduação representa a extensa maioria da produção científica do país. E a bolsa é a garantia da realização da pesquisa com qualidade na universidade, pois os estudantes precisam se dedicar integralmente aos projetos e têm que arcar com alimentação, aluguel e outras despesas básicas. A situação é especialmente dramática para quem possui baixa renda e vem de outras regiões", concluiu.

Corte de bolsas 

Mestrado

- 9 bolsas Mestrado Oceanografia Biológica
- 9 bolsas Mestrado em Geografia
- 5 bolsas Mestrado Oceanologia
- 1 bolsa Mestrado Aquicultura
- 1 bolsa Mestrado Modelagem Computacional
- 1 bolsa Mestrado Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Doutorado

- 6 bolsas Doutorado Oceanografia Biológica
- 1 bolsa Doutorado em Enfermagem
- 1 bolsa Educação Ambiental (estudante que está no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior)

- 01 bolsa Química Tecnológica Ambiental (estudante que está no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior)