Clima

Divulgada previsão climática para dezembro

Divulgada a previsão climática para o mês de dezembro, pela meteorologista do IO da FURG, Eliana Klering

Considerando a média histórica de precipitação, a localidade de Rio Grande é a que normalmente menos chove em todo o estado do Rio Grande do Sul no mês de dezembro, apresentando um valor médio de 86,2mm (INMET 1981-2010). Neste mês, a média dos acumulados históricos de precipitação no Estado como um todo é de 126,3mm. As temperaturas máximas no Estado costumam atingir valores médios entre 23,7°C e 32,2°C e as mínimas oscilam entre 12,5°C e 19,6°C. Para Rio Grande, normalmente, os valores médios de temperatura ficam entre 18,5° e 26,6°C.

Notícias Relacionadas

As condições de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial seguem apontando para um cenário de aquecimento e apontam para uma condição favorável a ocorrência do fenômeno El Niño. Até o momento as projeções indicam que o fenômeno deve ser de intensidade fraca e permanecer vigente entre o verão (2018-2019) e o outono (2019). Já no Atlântico Subtropical, entre a costa do Sudeste do Brasil e a costa Norte da Argentina, mantém-se também o fortalecimento das anomalias positivas de TSM.

A análise dos modelos de previsão climática aponta para um cenário de chuva próximo da média histórica em todo o Estado do Rio Grande do Sul, conforme pode ser observado pela projeção do modelo CFSv2 do CPC/NOAA com relação às temperaturas espera-se que estas sejam ligeiramente superiores à média histórica em grande parte do Estado. Nas regiões que abrangem os municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São Lourenço do Sul esse aumento de temperatura deverá ser mais evidente no que se refere às mínimas, ou seja, este próximo mês de dezembro deve ser marcado por noites mais quentes do que o normal. Pela projeção do modelo estatístico do CPPMet/UFPel (Figura 2), espera-se que as temperaturas mínimas sejam aproximadamente 1,6°C superiores ao que normalmente ocorre. Confira:

Figura 1 e 2

Previsão climática de dezembro