DESENVOLVIMENTO

FURG promove palestra sobre inovação com espanhol Josep Piqué

Aberto à comunidade, evento acontece na quarta, 27, no CCMar

Rio Grande recebe, na quarta-feira, 27, o espanhol Josep Piqué para a palestra Ecossistemas de Inovação: caminho para o desenvolvimento. Promovida pela FURG, por meio de seu Parque Tecnológico (Oceantec) e sua incubadora de empresas (Innovatio), a palestra busca envolver empresários do município para discutir inovação e desenvolvimento.

Notícias Relacionadas

Engenheiro, Piqué é uma referência no desenvolvimento de cidades por meio da inovação. Ele esteve à frente do projeto 22@, em Barcelona, que revitalizou uma área industrial, transformando-a num distrito de inovação. Também foi consultor para a geração de pactos pela inovação em Medellín, na Colômbia. No Brasil, atuou como consultor em Santa Catarina e, no Rio Grande do Sul, é o responsável pela execução do Pacto Alegre, como foi denominado o pacto pela inovação na capital do Estado, lançado no ano passado, a partir da parceria entre universidades, poder público e empresas.

Piqué vem a Rio Grande acompanhado do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb, do Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Luis Nicolas Audy e do Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do SIL (UFRGS), Luis Carlos Pinto da Silva Filho. A comitiva vai reunir-se com a reitoria da FURG, à tarde, para discutir projetos de inovação e conhecer os espaços do Oceantec e da Innovatio. À noite, a palestra no CCMar busca sensibilizar a comunidade local para a importância da inovação como motor de desenvolvimento de uma cidade e região.

Para o diretor do Oceantec, professor Artur Gibbon, o momento é de grande importância. “Vamos interagir com um dos maiores especialistas em projetos de desenvolvimento de cidades com foco na inovação, que é o Josep Piqué”. Gibbon ressalta a importância da participação da comunidade para a discussão do tema: “Nossa intenção é apresentar para a comunidade rio-grandina o poder da inovação como transformadora da realidade local e potencializadora de ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento”.

O evento inicia às 19h30, no Auditório do CCMar (Rua Visconde de Paranaguá, 24), e é aberto à comunidade em geral, sem necessidade de inscrições prévias.