Pescadores Artesanais

Impactos da mineração nos pescadores artesanais são debatidos em encontro

Carta de São José do Norte é elaborada durante encontro

Foto: Arquivo/FURG

A FURG, através do Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade (Maréss), no Campus São Lourenço do Sul, junto com o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) realizaram o "I Encontro sobre os impactos da mineração nos pescadores artesanais". O evento ocorreu junto ao "II Seminário Regional sobre os Impactos dos Projetos de Mineração: O que sabemos? Para onde vamos?", nos dias 13 e 14, em Rio Grande, e 15, em São José do Norte.

Notícias Relacionadas

Os encontros contaram com a presença de representantes das comunidades pesqueiras e agricultores familiares locais, movimentos sociais, pesquisadores e estudantes em âmbito nacional, regional e local, além de convidados de outros países da América Latina. Estes  contribuíram para o debate e a exposição das experiências vividas ou pesquisadas pelos convidados, como no caso de Antofagasta (Chile), cuja população sofreu (e ainda sofre) efeitos da atividade portuária de movimentação de chumbo.

Os eventos foram finalizados com a elaboração e leitura de um manifesto, a "Carta de São José do Norte" na qual destaca-se a urgência da reflexão e ação sobre as propostas de desenvolvimento pautadas em grandes empreendimentos, especialmente os da área da mineração, em função dos possíveis impactos gerados a partir de diferentes etapas da cadeia produtiva relacionada a esse tipo de atividade. Ressaltou-se também a necessidade de atenção às comunidades potencialmente afetadas, para que tenham garantidos espaços de participação e decisão.

Carta de São José do Norte

 Carta de São José do Norte

 

Galeria

I Encontro sobre os impactos da mineração nos pescadores artesanais