NUTRA

Núcleo de Tradução da FURG projeta realizações para 2019

Ano foi de muitas realizações para a equipe, como a versão trilíngue do novo site da FURG

O Núcleo de Tradução (Nutra) da FURG chega ao final de 2018 com uma série de significativas realizações ao longo do ano, e agora volta seu foco para os projetos da próxima temporada.

Responsável por ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da tradução, o Nutra é um espaço de desenvolvimento técnico e acadêmico. Também atua na prestação de serviços de tradução e revisão linguística para a comunidade interna e externa à universidade. Suas demandas são divididas em administrativas e acadêmicas. Entre os serviços solicitados pelos alunos, estão documentos acadêmicos, como históricos e diplomas, além de cartas de recomendação, ementas de disciplinas e atestados de matrícula. As unidades acadêmicas que possuem maior demanda institucional são a Escola de Engenharia e a Faculdade de Medicina, respectivamente. Em conjunto com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-FURG), foi construída entre 2015 e 2016 a informatização das traduções, o que acabou por agilizar os processos.

“A tradução institucional é a nossa linha de frente. Hoje conseguimos fornecer a tradução de históricos, por exemplo, em até 72h, de forma totalmente gratuita”, observa o coordenador do Nutra, Rodrigo da Rosa Pereira.

O ano foi de muitas realizações para a equipe. Entre os principais trabalhos concluídos nos últimos meses, está a versão trilíngue do novo site da FURG, que entrará no ar nos primeiros meses de 2019. Seis tradutores externos foram contratados para auxiliar nas traduções em Inglês e Espanhol, num processo que levou seis meses e mais de 200 itens traduzidos.

O Nutra também promoveu em 2018 a realização do I Encontro de Tradutores - Ciclo de Palestras em Tradução (Encontra), que reuniu mais de 100 alunos e 20 palestrantes em agosto.

O ano serviu também para fortalecer o Grupo de Estudos em Tradução e Práticas de Tradução Literária (GET). Trata-se de um projeto de ensino 2018-2019, vinculado ao Nutra, ILA e FURG, e que se configura como um espaço de estudos teóricos de tradução e práticas de tradução, tendo como perspectiva a transcriação e a transculturalidade.

Outra novidade para 2019 será a constituição de um Centro de Línguas, ligado ao Instituto de Letras e Artes (ILA) e à Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A universidade teve sua Política Linguística aprovada em maio, após consulta pública. Assim, o novo setor será localizado no prédio administrativo do ILA, a fim de se adaptar aos novos tempos.

“Estamos adentrando o novo ano com muitas perspectivas boas, e no auge da produtividade”, destaca o coordenador do Nutra.

Contatos
Para solicitar os serviços institucionais do Nutra, basta entrar no Sistemas FURG (qualquer perfil) e selecionar “Solicitações”; Selecionar a unidade “Nutra – Núcleo de Tradução”; selecionar o tipo de solicitação e ler com atenção as instruções a serem seguidas no formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nutra@furg.br e pelo telefone (53) 3293.5201.