OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA

Pesquisa mostra presença de plásticos na superfície oceânica da Antártica

Estudo comprova que uma das regiões mais remotas do planeta também é atingida pela poluição

Foto: Divulgação

Avaliar a abundância, os tipos e as principais fontes de plásticos na superfície oceânica da Antártica. Este é o objetivo da pesquisa de Ana Luzia Lacerda, estudante de Doutorado em Oceanografia Biológica da FURG. Um artigo com resultados foi publicado recentemente na revista científica Scientific Reports, da Nature Research.

Notícias Relacionadas

O estudo comprova que nem as regiões mais remotas do planeta estão a salvo da poluição por plásticos. O material foi coletado em doze pontos no entorno da Península Antártica, em uma expedição realizada durante o mês de fevereiro de 2017.

Ana Luzia graduou-se na segunda turma de Oceanografia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e posteriormente concluiu o Mestrado na FURG, onde atualmente se dedica ao Doutorado. Ela conta que trabalha com Biologia Molecular desde os tempos da graduação, e deu início ao Doutorado para analisar com mais afinco os organismos que vivem aderidos aos plásticos. "Quis analisar a diversidade e o potencial desses organismos na biodegradação dos plásticos, através do seu DNA, porém, me faltava informação de base - a quantidade, os tipos e a distribuição dos plásticos nas duas regiões de estudo, que são a Antártica e a costa brasileira", relata. Assim, a pesquisadora teve que, primeiramente, fazer a caracterização dos resíduos plásticos (o que resultou nesse primeiro artigo) para, então, conseguir analisar os organismos que vivem aderidos aos plásticos nos oceanos, um sistema atualmente chamado de "Plastisfera".

O artigo teve a coautoria de Lucas Rodrigues, Erik van Sebille, Fábio Rodrigues, Lourenço Ribeiro, Eduardo Secchi, Felipe Kessler e Maíra Proietti. De acordo com o levantamento, a concentração média dos plásticos foi estimada em 1.794 itens/Km² e os plásticos foram descritos de acordo com o formato (fragmentos, linhas e esferas), tamanho (meso e microplásticos) e composição química (náilon, poliuretano e polietileno, entre eles). O modelo oceanográfico de dispersão revelou que, por no mínimo sete anos, os plásticos amostrados na Antártica não foram oriundos de regiões menores de 58° de latitude sul, o que significa que o material coletado veio, predominantemente, de fontes locais. Contudo, os autores não descartam a possibilidade do transporte desses polímeros vindo de outras regiões, por meio das correntes marinhas.

Além da caracterização dos plásticos, também foram identificados os organismos que formam o biofilme na superfície desses materiais, já que os plásticos atuam como um substrato artificial para o desenvolvimento de comunidades aderidas a eles. Na plastisfera antártica foram identificadas, por exemplo, diferentes espécies de microalgas, colônias de bactérias e invertebrados. Os autores também destacaram a contaminação por fragmentos de tinta na região, possivelmente oriundos de embarcações e aparatos náuticos, que podem ter impactos similares aos dos plásticos nos oceanos.

 

Financiamento

Ana Luzia recebe bolsa de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo foi financiado pelo projeto Interbiota, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trabalho é uma contribuição do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (Goal), vinculado ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Em novembro passado, a doutoranda apresentou dois trabalhos na Conferência Internacional de Microplásticos, nas Ilhas Canárias. Em um dos trabalhos, a pesquisadora mostrou os dados de poluição plástica marinha no Brasil e na Antártica. O outro trabalho foi baseado em uma atividade de extensão para popularização da ciência, que envolveu equipes do Instituto de Oceanografia (IO) e do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG.

 

Mulheres na FURG

O Selo Mulheres na FURG busca dar visibilidade para os fazeres e vivências das mulheres que constituem a universidade. Por meio de texto, áudio e vídeo o projeto mostra diversas facetas da atuação da universidade através da trajetória das mulheres na pesquisa, na extensão, no ensino, na atuação técnica, cultural e social.

 

 

Galeria

Em um laboratório, Ana Luzia observa materiais em um microscópio. Ela veste um jaleco azul.

Pesquisa mostra presença de plásticos na superfície oceânica da Antártica

Fernando Halal/Secom