ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PPG Ciências da Saúde realizará pesquisa para avaliar efeitos do consumo alimentar de agrotóxicos

Comunidade acadêmica é convidada para participar do estudo

O Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde da FURG irá realizar um Ensaio Clínico Randomizado cego no Campus Carreiros, no mês de julho. Ou seja, os pesquisadores pretendem investigar se o consumo de alimentos com agrotóxicos pode acarretar efeitos na saúde humana. Para isso, serão coletadas amostras de sangue e urina no início e término do estudo.

Notícias Relacionadas

De acordo com dados apresentados pelo Programa, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, atualmente mais de 600 ingredientes ativos são permitidos por lei para controle de pragas na plantação de alimentos. Assim, a exposição aos agrotóxicos por meio da dieta é uma das vias mais perigosas, pois os alimentos como as frutas e hortaliças são consumidos in natura.

A pesquisa terá duração de 21 dias, e será composta por dois grupos experimentais distribuídos aleatoriamente em: grupo convencional (consumirão apenas alimentos obtidos pelo cultivo convencional) e grupo orgânico (consumirão apenas alimentos obtidos pelo cultivo orgânico).

Durante o período do estudo serão fornecidos os alimentos (convencionais ou orgânicos) das principais refeições aos participantes: café da manhã, almoço e janta, além de dois lanches.

Os pesquisadores convidam a todos os alunos da FURG que tenham interesse de participar do projeto para contribuir com a ciência e os avanços sobre os efeitos dos agrotóxicos para saúde.

Os interessados em participar da pesquisa, devem entrar em contato com a nutricionista Júlia Penteado através do e-mail: julia-penteado@hotmail.com ou pelo telefone: (53) 98142.2616.

 

Cartaz de Divulgação