INOVAÇÃO SOCIAL

Seminário sobre empreendedorismo e inovação no Campus Santo Antônio da Patrulha

Palestras e rodas de conversas integraram a programação

Foto: Divulgação

O Campus Santo Antônio da Patrulha realizou o Seminário sobre Empreendedorismo e Inovação Social, na sexta-feira, 29. O objetivo central foi a promoção de um espaço de estudos e discussões sobre a temática na FURG, com o envolvimento da comunidade acadêmica e comunidade regional.

Notícias Relacionadas

A programação contou com a exposição “Empreendedorismo e Inovação Social – Todos nós podemos mudar o mundo” do docente Pedro Giehl, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. Em suas palavras, “a finalidade da inovação social é a mudança da realidade e das relações sociais, gerando valor social” e “empreender é comprometer-se e assumir causas sociais como missão”.

Na parte da tarde do seminário, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, fez uma exposição sobre a política de extensão na FURG, destacando o crescimento de projetos importantes. Foram apresentadas discussões sobre inovação tecnológica com base social, pelo servidor da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) Celso Carvalho. Após, ocorreu uma roda de conversas com relatos de vivências de empreendedorismo social em universidades e comunidades da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.

De acordo com a professora Darlene Webler, coordenadora do evento, o seminário alcançou plenamente as expectativas, tanto pela qualidade das abordagens quanto pelo grande número de participantes. “As discussões sobre ações dessa natureza cumprem um importante papel no processo de formação dos sujeitos universitários, que aprendem a fazer a interlocução entre seus aprendizados e as realidades externas, envolvendo-os e comprometendo-os com as comunidades na busca por maximizar o capital social e por promover a inovação social”.

O evento foi promovido pelo Grupo Empreendedorismo Social (GES) do Campus Santo Antônio da Patrulha e integra o conjunto de atividades da programação de comemoração dos 10 Anos do campus da FURG.