Apresentação

O envolvimento e o compromisso com a sociedade marcam a trajetória da Universidade Federal do Rio Grande.

Nossa história começa com esforços conjuntos de setores da comunidade rio-grandina que se uniram para viabilizar a implementação do ensino superior na cidade na década de 1950.  Essa motivação colaborativa seguiu inspirando a comunidade universitária a se engajar com o desenvolvimento regional e nacional, através da inserção nas demandas de seu entorno. Por isso, desde 1987, a FURG assume como vocação institucional os ecossistemas costeiros e oceânicos. Ou seja, nos comprometemos com a criação e a difusão de conhecimento dedicado a compreender a complexidade das manifestações naturais, sociais, culturais e históricas do ecossistema em que estamos inseridos. A FURG existe enquanto envolvida com sua comunidade e região.

Atualmente, através de sua estrutura multicampi, a FURG estende sua atuação para as cidades de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar consolidando-se como um importante dinamizador social do extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão possibilitam a milhares de estudantes, além do saber técnico e científico, uma experiência de cidadania. Por meio de ações afirmativas e decisões estratégicas, a universidade busca oferecer um ambiente igualitário para que os estudantes possam desenvolver a vida acadêmica com toda a sua diversidade, do ingresso à colação de grau.

Fomos uma das primeiras instituições de ensino superior do país a oferecer processos seletivos específicos para o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas. Além disso, todos os formandos da FURG têm participação garantida e totalmente gratuita na solenidade de Colação de Grau. Desde 2007, as formaturas são coordenadas e executadas pela instituição, assegurando o caráter oficial e público do ato.

Cada vez mais, somos uma universidade que acredita no ensino superior público e gratuito como promotor do desenvolvimento científico e social, da cidadania e da solidariedade.

FURG em números

61 cursos de graduação

14 cursos de residência

18 cursos de especialização

31 cursos de mestrado

13 cursos de doutorado

150 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq

Mais de 9 mil alunos de graduação presencial

Mais de 300 alunos de graduação a distância

Cerca de 2.500 alunos de pós-graduação

Cerca de 900 docentes

Mais de 1.200 técnicos administrativos em educação