Presidente Lula, na Furg, destaca investimentos em Educação

Implantação de novas universidades federais e escolas técnicas, atenção integral ao ensino básico e o PAC C&T (Plano de Aceleração do Crescimento na área de ciência e tecnologia) foram alguns temas destacados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em pronunciamento durante solenidade na Fundação Universidade Federal do Rio Grande Furg.

O presidente chegou à Furg às 12h30min, vindo do pólo naval de Rio Grande, onde conheceu as obras da plataforma P-53 da Petrobras e do dique seco. Na Furg, ele inaugurou o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico Cidec-Sul e assinou o primeiro plano do Programa Territórios da Cidadania da região Sul do Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente Lula, o PAC em ciência e tecnologia é um programa feito pela comunidade científica brasileira, para ser cumprido por qualquer governo, de qualquer partido. Disse que o próprio presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SPBC, já afirmou jamais ter visto programa semelhante no Brasil.

O presidente afirmou que em toda a história da República brasileira, foram construídas 140 escolas técnicas, enquanto nos últimos oito anos, o número de novas escolas técnicas é de 214. Entre as universidades federais a serem implantadas, citou a Universidade Latino-Americana e Africana de Língua Portuguesa.

Dirigindo-se especialmente aos jovens que se encontraram no auditório, o presidente Lula assegurou que o volume de recursos envolvidos nas atuais obras de infra-estrutura (portos, aeroportos, ferrovia, hidrovia e rodovia) por todo o Brasil é bem maior que o último momento de crescimento entre os anos de 1975 e 1980.

EDUCAÇÃO Entre os vários ministros que acompanhavam a comitiva presidencial, Fernando Haddad, da Educação, focou seu discurso no que chamou de grande e consistente reforma educacional que, segundo o ministro, marcará a educação brasileira nas próximas décadas. Haddad lembrou o apoio à educação técnica e básica, os financiamentos educacionais, a expansão do ensino fundamental e a produção científica, ressalvando que o Brasil sabe educar, mas não sabe educar a todos. As grandes desigualdades sociais fazem com que o país tenha regiões e setores muito mais desenvolvidos que outros, afirmou, lembrando que o Brasil é o 15º país do mundo em produção científica, mas o 55º em educação de forma geral.

O reitor João Carlos Cousin ressaltou que Lula é o primeiro presidente brasileiro a visitar a Furg, ressaltando o ineditismo da visita e o apoio que o presidente e o ministro Haddad estão dando às instituições universitárias. Disse que o Cidec é um sonho da comunidade da Furg e que será um centro multidisciplinar nos domínios da educação, ciência, inovação tecnológica, cultura, arte e integração universitária e regional.

Cousin apresentou dados sobre a expansão da Furg, pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação das Universidades Reuni, através do qual a Furg dobrará de tamanho no espaço de cinco anos. A ampliação será em número de estudantes de vários níveis, aumento no quadro de servidores e espaço físico.

Aproveitando a oportunidade, Cousin entregou ao presidente da República cópia do Projeto Oceanário Brasil, que a Furg pretende implantar. O projeto já tem apoio do MEC e consiste em um aquário de grandes proporções, inexistente no Brasil, reunindo local de pesquisas das ciências do mar e ponto turístico. O reitor também entregou ao presidente uma placa alusiva à inédita visita à Furg.

 

Subject: Arquivo