Cenpre/Furg lança projeto de pronto atendimento ao usuário de crack e familiares

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos Cenpre, programa de extensão do Departamento de Ciências Fisiológicas e do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Furg, lança projeto de atendimento ao usuário de crack, atendendo uma necessidade da região, como é constatado pelo crescente consumo dessa droga no Estado desde a metade do ano de 2007.

A resposta do Cenpre foi com uma imediata readaptação da sua forma de atendimento ao usuário de crack, logo, todo usuário ou familiar que necessitar de ajuda ou esclarecimento sobre o tema poderá procurar esse auxílio.

Para que isso ocorra, foi criado um plantão de pronto atendimento ambulatorial intensivo ao usuário e à família na Ala Azul do Hospital Universitário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, cujas modalidades são acolhimento, atendimento individual, grupoterapia, psicoeducacional, terapia ocupacional e outras.

A intervenção do Cenpre está baseada em Boas Práticas no Tratamento do Uso e Dependência de Substâncias obra organizada por Daniel Cordeiro, Neliane Figlie e Ronaldo Laranjeira, sendo o primeiro psiquiatra do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Caism) e os últimos, respectivamente, psicólogo e psiquiatria da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo.

O grupo Cenpre conta hoje com voluntários e estudantes que o auxiliam nessa tarefa. Mais informações pelo telefone (53) 32330202.

 

Subject: Arquivo