FURG e Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais assinam convênio para curso de pós-graduação no Rio de Janeiro

A FURG e o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, por meio do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc) firmaram, na manhã desta sexta-feira, 23, na sede do 5º. Distrito Naval de Rio Grande, um Termo de Cooperação Científica e Tecnológica. Pelo convênio, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão (LabSADi), ligado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG, dará apoio tecnocientífico à instituição carioca. O objetivo é assegurar a implantação e execução das ações do Curso de Pós-graduação lato sensu para Oficiais-Alunos - Especialização em Gestão de Operações Logísticas, a partir de 2019.

Em seu discurso, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias defendeu a importância da aproximação da FURG com a Marinha do Brasil. “Ao longo de nossa história, firmamos e consolidamos essa parceria. Somos referência na área de ciências do mar - a FURG é hoje a única universidade com cadeira cativa na Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, representando o Ministério da Educação - e agora estamos expandindo o conhecimento das ciências do mar também nas áreas da economia, da administração e da contabilidade”, explicou. “É mais um momento marcante para a universidade, e esperamos poder ampliar ainda mais nossas ações integradas ao Corpo de Fuzileiros Navais”, projetou a reitora.

Para o comandante do Ciasc, Contra-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, trata-se de um passo muito importante para a Marinha, especialmente pela consolidação nos laços históricos com a Furg, que vêm desde o Programa Antártico Brasileiro. “Para o Corpo dos Fuzileiros Navais, a chegada desse curso representa um marco, uma vez que o curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais foi reestruturado recentemente. Especificamente para a gestão de sistemas complexos, a Marinha escolheu a parceria com a FURG por sua expertise e trajetória. Isso vai permitir que os alunos tenham conhecimento na logística nas áreas de recursos humanos e de pesquisa operacional”, afirmou. “Além do quê, ao término do curso, os alunos sairão em duas situações: portando o título de especialista em aperfeiçoamento avançado fornecido pela própria Marinha, e também o título de lato sensu a ser concedido pela FURG. Esse estreitamento de laços entre as Forças Armadas e a academia é fundamental para o desenvolvimento do país”, analisou o comandante.

O comandante do 5º. Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, também reforçou a grandeza da cidade do Rio Grande, e o importante papel da universidade dentro desse contexto histórico. “A FURG se apresenta para o Brasil para fazer um acordo de cooperação com a Marinha. Se estamos aqui, é porque acreditamos na FURG e na cidade do Rio Grande, que é berço do Estado do Rio Grande do Sul”, declarou.

Entre outras autoridades, também estiveram presentes no ato o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, o diretor da Esantar, Paulo Munhoz, o diretor do Museu Oceanográfico do Rio Grande, Lauro Barcellos, o comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, vice-almirante Cesar Loureiro, e a diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Patrizia Abdallah.

 

Mudanças sociais

O documento tem por objetivo dar suporte às mudanças sociais e organizacionais relacionadas à formação de oficiais de nível intermediário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira. Sob o prisma teórico, trata-se da oportunidade de viabilizar o trabalho inter e multidisciplinar que envolve o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas aplicadas ao ambiente e problemas reais da Instituição, e que serão concretizadas por meio do Trabalho de Conclusão de Curso. As atividades obedecerão ao cronograma de módulos do projeto pedagógico do curso e serão realizadas nas instalações do Ciasc, cuja sede é na Ilha do Governador (RJ).

 

Fotos: Daniel Correa

 

Subject: Arquivo