Em Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, reitora da FURG aborda acesso e permanência no ensino superior brasileiro

Com o tema “Universidades inclusivas para avançar na Agenda 2030”, foi realizado na Universidade de Granada, na Espanha, o XIX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, que reuniu gestores da rede acadêmica de universidades de Portugal, Brasil e Espanha, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Após a conferência de abertura, a primeira sessão de debates tratou da redução das desigualdades e atenção à diversidade. Moderada pelo reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Pedro Jutuca, a mesa foi composta por palestras de Isabel Lozano, da Fundación Once, de José Lopes e Alice Ribeiro, da Universidade de Oporto, e da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias. A gestora abordou questões de acesso e permanência na experiência da redemocratização do ensino superior no Brasil, apresentando dados sobre as vagas ofertadas nas universidades federais, resultado de políticas públicas recentes, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Lei das Cotas (Lei 12.711/12). Além disso, a reitora destacou dois eventos importantes para o funcionamento das instituições federais de ensino superior, a Declaração dos 100 de Córdoba e a Agenda 2030.

Igualdade de gênero e Educação de qualidade foram os temas das demais sessões do encontro, que foi encerrado com a Assembleia Geral, em que tomou posse a nova presidência do Grupo Tordesilhas. A FURG integra o Grupo Tordesilhas desde 2015.

 

Gallery

Subject: Arquivo