CULTURA

Alunos da Casa do Estudante assistem sessão gratuita de cinema

Ação foi promovida pelo projeto Cine CEU da Prae em parceria com o Cineflix Rio Grande.

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom
Hiago Reisdoerfer/Secom

Nesta quarta-feira, 2, 79 estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) da FURG Campus Carreiros, assistiram a uma sessão de cinema inteiramente gratuita e exclusiva do filme de animação “Elementos”, no Cineflix Rio Grande, localizado no Partage Shopping. A ação foi promovida pelo projeto Cine CEU, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio do Serviço de Psicologia Escolar, Diretoria da Assistência Estudantil, e da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU).  

De acordo com o psicólogo da pró-reitoria, Uilames Lázaro, que esteve na organização e articulação com o cinema, o evento integrou uma série de estratégias da Prae na intenção de promover o cuidado da saúde mental, a partir da difusão cultural e artística.

“A ideia é fornecer lazer durante o período de recesso escolar para os moradores da CEU que permaneceram na cidade, longe de suas cidades de origem, em função de não disporem dos recursos financeiros necessários ou por outras condições”, ressaltou.

A gerente do Cineflix Rio Grande, Daiane Gonçalves, corroborou com o pensamento de Uilames, reiterando a importância de possibilitar o acesso à cultura aos moradores da CEU, uma vez que, por diversos motivos, existe a impossibilidade destes estudantes irem ao cinema como, por exemplo, o cronograma de aulas e cobranças relativas aos estudos. “Poder sair dessa realidade e entrar em um mundo de fantasia, por um momento, faz muito bem”, enfatizou.

“A escolha do horário foi feita pelo cinema, para que os estudantes pudessem ter toda liberdade para assistir ao filme, sem pressa, e quando começamos a organizar este momento, percebemos o turno matutino como ideal para os envolvidos na ação”, explicou a gerente.

Após esta primeira edição, a Prae pretende realizar outras ações semelhantes, e, também, tem a intenção de seguir proporcionando atividades aos moradores da CEU durante o período de férias acadêmicas. Sugestões podem ser encaminhadas para os seguintes e-mails:  dae@furg.br, cbvu@furg.br, psicocbvu@gmail.com.

 

Gallery

Hiago Reisdoerfer/Secom