CAIC

Das ruas para a academia

Movimenta FURG Hip Hop 50 Anos levou arte, cultura e esporte ao centro da universidade

Photograph: Fernando Halal/Secom

“O conhecimento como elemento transformador”. Este foi o tema do Festival Movimenta FURG Hip Hop 50 Anos, evento realizado na quinta-feira, 14, nas quadras em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).

O festival teve como proposta celebrar o cinquentenário do movimento hip hop. Marcada pela diversidade, a programação incluiu apresentações musicais, oficinas, exposições, feiras de arte e artesanato e atividades esportivas como skate e basquete.

"O evento é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no Caic que visa trabalhar com a cultura hip hop junto com o conhecimento", explicou Jonatan Maron, idelizador do projeto. "Surgiu a ideia de fazer um grande festival para a apropriação deste espaço pela comunidade, tanto interna quanto externa. Estamos dentro de uma universidade, mas fazemos parte de uma comunidade. E para representar essa comunidade trouxemos a cultura hip hop, que surgiu dentro das periferias do Brasil. O objetivo é que se consolide esse espaço de troca de saberes a partir dessa cultura de rua", apontou.

Para a grafiteira e dançarina Ariel Lexistão, a Sol, "esse vínculo com a universidade traz um fortalecimento pelas identidades dos espaços onde a gente se reconhece. É também uma forma de fazer cultura de rua ao ar livre, com informação, conhecimento, entretenimento. Salve o Movimenta FURG".

O skatista Rafael Silva, o Ninja, destacou que o Movimenta FURG foi uma oportunidade para a universidade conhecer o universo do skate. "Do skate não saem apenas esportistas, mas DJs, fotógrafos, videomakers. Tem toda uma amplitude de possibilidades. A universidade está dando uma grande importância de juntar o esporte e a comunidade, quebrando os paradigmas que ainda existem", disse.

Entre os artistas que subiram ao palco, estiveram os DJs Magreen, Ametista, Brow MC, Tosze e Mr. Diones. O projeto Percurso Africano exibiu imagens sobre arte e cultura negra, e a CBVU/Prae levou informações sobre esporte, lazer e cultura. Um painel de grafite urbano ocupou o muro exterior às quadras, com artes de ET, Jaya, Sol, Ametista e Sophie.

O festival ocorreu durante a programação da Acolhida Cidadã e Solidária da universidade.

 

 

Gallery

Movimenta FURG Hip Hop 50 Anos levou arte, cultura e esporte à universidade

Fernando Halal/Secom