ANIVERSÁRIO

Celebração de 70 anos do Museu Oceanográfico terá programação plural e campanha junto à comunidade

Ação acontece a partir de 6 de setembro e contará com exposições, atividades educacionais e show com Renato Borghetti

Fundado em 8 de setembro de 1953 por um grupo de entusiastas das ciências do mar, o Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” completa, em 2023, 70 anos de história e atuação na cidade do Rio Grande. A estrutura é mantida pela universidade desde a década de 1970, originando o que hoje conhecemos como Complexo de Museus da FURG. É neste espaço, também, que fica abrigada a mais importante coleção de moluscos da América Latina, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados do município.

Para celebrar o sucesso longevo do museu e a sua importância para a região, a FURG dá inicio oficialmente às comemorações do seu 70º aniversário com o lançamento do portal digital www.museuoceanografico.furg.br. O site será constantemente atualizado para compilar todas as informações referentes ao evento, como programação, campanhas, notas históricas e notícias.

Programação

Embora ainda em construção, a programação atual é composta por três eventos: no dia 6 de setembro, abrindo as comemorações, às 10h, no Museu Oceanográfico, será realizada a cerimônia de aniversário, com presença de lideranças da instituição, familiares e comunidade acadêmica; ainda no mesmo dia, das 14h às 16h30, acontece a divulgação e alfabetização científica com comunidade visitante e estudantes do CCMar e de escolas públicas, também no museu; no dia 9 de setembro, também no museu, acontece o show do artista Renato Borghetti, às 15h.

Campanha com a comunidade

Visando demonstrar o impacto dessa história junto à comunidade, a partir desta segunda-feira, 14, a página oficial da FURG no Instagram e Facebook está com um espaço aberto para receber fotos, vídeos e depoimentos registrando a sua história com o Museu Oceanográfico. O material pode ser enviado até o dia 1º de setembro; na semana do aniversário, todo o conteúdo será publicado nas redes sociais da instituição.