ECOSSISTEMA MARINHO

Centro de Excelência para o Mar Brasileiro promove 2º Webinário Internacional sobre Submersíveis

Evento acontece nos dias 18 e 19 de julho

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), entidade da qual a FURG é membro-fundador, promoverá nos dias 18 e 19 de julho, o evento “2º Webinário Internacional sobre Submersíveis: Desbravando o Mar Profundo – A Conquista do Futuro”. O objetivo da ação é ampliar o conhecimento sobre essa sofisticada tecnologia.  As inscrições para participação nas atividades são gratuitas e ainda podem ser realizadas por meio deste link.

A partir do webinário, o Cembra propõe uma ampla discussão sobre a profundidade dos oceanos e todo o seu caráter exploratório. Sendo um ecossistema da Terra ainda não totalmente conhecido pelo homem, cada vez mais os pesquisadores na área são instigados a utilizar os submersíveis no fazer científico,  o que auxilia no  recolhimento de amostras e nos avanços dos conhecimentos sobre a profundidade marinha.  Além disso,  estes dispositivos também podem ser  usados para finalidades turísticas submarinas.

Um exemplo desse tipo de expedição é a observação de naufrágios históricos. Por isso, a organização do webinário ressaltou a importância de citar a tragédia ocorrida com os tripulantes do submersível Titan, sendo o evento também um espaço para discutir as políticas de segurança no uso destes dispositivos de mergulhos.

 A programação conta com palestras e debates, apresentando as novidades das pesquisas, desenvolvimento e uso desses veículos no Brasil e no mundo.  Os dois dias de atividades serão transmitidos ao vivo.

Sobre o Cembra

Estruturado com base na metodologia de Centros de Excelência concebida pela Petrobras, o Cembra é uma organização que segue o conceito da Tríplice Hélice - conceito baseado na perspectiva da universidade como indutora das relações com as Empresas e o Governo -, visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico.

Enquanto objetivos, o Cembra visa integrar elementos do Poder Marítimo ─ e consequentemente, o desenvolvimento econômico e social para o país -, como resultado de sinergia entre três atores: governo, empresas e universidades.