AGOSTO DOURADO

Banco de Leite do HU-FURG promove 2º Seminário de Aleitamento Materno

Evento abordará o papel do profissional da saúde na promoção da amamentação

No mês dedicado ao incentivo à amamentação, conhecido como Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove o 2º Seminário de Aleitamento Materno. O evento acontecerá de 21 a 30 de agosto, em formato on-line, por meio da plataforma Teams, pelo link: https://bit.ly/3OBA3oD.  

O Seminário visa capacitar e sensibilizar os colaboradores da saúde para apoiar, proteger e promover o aleitamento materno e a doação de leite humano. Para participar do evento, gratuito, é necessário realizar inscrição pelo link https://forms.office.com/r/8dhBT9Wkfb. Os participantes receberão certificado.  

Confira a programação:  

- 21/08 - Amamentação em UTI Neonatal – Palestrante Jerusa da Rosa de Amorim - enfermeira da responsabilidade social no projeto TeleUTI do programa Proad/SUS do Hospital Moinhos de Vento. Especialização em Neonatologia. Mestre em enfermagem pela UFCSPA.                   

- 23/08 - Uso de Leite Humano no ambiente neonatal – Palestrante Andréa Penha Spinola Fernandes - Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e Centro de Referência de Banco de Leite Humano da Grande São Paulo. Membro da Câmara Técnica da Rede Global de Bancos de Leite Humano.  

- 28/08 - Amamentação no alívio da dor em procedimentos menores – Palestrante Ana Claudia Garcia Vieira - Doutora em Saúde da Criança pela PUCRS, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). É Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Furg. Também possui formação na área de Intensivismo Neonatal e Pediátrico, experiência em onco-hematologia e cirurgia pediátrica. Líder do Grupo de Pesquisa Tradução do Conhecimento no Manejo da Dor Neonatal e Pediátrica. É membro do Nursing Best Practices Research Centre (NBPRC) e da International Association for the Study of Pain (IASP).  

- 29/08 - Amamentação de prematuros transbordando a realidade - Palestrante Mariana Gonzáles Oliveira - professora de neonatologia da UFCSPA e neonatologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. É pesquisadora na área de neonatologia, com ênfase em nutrição neonatal e aleitamento materno de prematuros. Coordena o Programa de Extensão Ciência na Maternidade e a versão em português do Podcast "A incubadora", trabalhando com a incorporação de mídias digitais no ensino médico e na comunicação científica.                      

- 30/08 - Normas a serem cumpridas em um Hospital Amigo da Criança -  Palestrante Grace Santos – Nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do HU-FURG e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Especialista em Saúde da Família com ênfase em aleitamento materno, consultora em amamentação. 

Seja doadora de Leite Materno 

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. As doações podem ser feitas no Banco de Leite Humano do HU-FURG, diariamente (inclusive domingos e feriados), das 7h30min às 19h, entrada pela Portaria Central, Acesso 4. Além disso, a equipe do BLH realiza a coleta domiciliar. As doações são realizadas mediante pré-cadastro via Teleamamentação, pelo número (53) 3233.8880 (telefone/WhatsApp). 

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.