OPORTUNIDADE

Prae promove workshop de orientação profissional

Objetivo da ação é promover a saúde através do desenvolvimento do autoconhecimento dos participantes

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio do Serviço de Psicologia Escolar e da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), promoverá um workshop de orientação profissional para estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Campus Carreiros e no Campus Saúde. O evento, intitulado "Será que estou no curso certo?", ocorrerá de 22 de agosto a 26 de setembro, com o objetivo de promover a saúde através do desenvolvimento do autoconhecimento dos participantes. Serão realizadas atividades que permitirão uma melhor compreensão de seus desejos, valores, potencialidades, interesses e vulnerabilidades. As inscrições estão abertas até o dia 22 deste mês pelo Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), neste link.

De acordo com a organização do workshop, observa-se um expressivo número de estudantes insatisfeitos que desistem e/ou transferem-se de seus cursos. Isso ressalta o quão desafiadora pode ser a escolha de um curso ou profissão. Nesse sentido, a orientação profissional proposta pelo evento busca ir além do indivíduo, analisando seu ambiente ideológico, familiar, social, cultural, econômico, virtual e acadêmico. O objetivo é compreender como suas escolhas são influenciadas pela interação da pessoa com seu entorno, desenvolvendo a percepção de que a escolha profissional é um processo construído a partir das experiências de vida de cada um.

O workshop será dividido em seis encontros, distribuídos em dois grupos, com as sessões ocorrendo nas terças-feiras, das 10h às 12h, e nas quartas-feiras, das 18h às 20h.