Bem-estar universitário

"Conversando sobre" : série de lives tratará a saúde mental dos universitários

transmissões acontecem no canal da FURG no YouTube

O dia 10 de outubro é o dia mundial da saúde mental, a data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para o tema.

Na FURG, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promoverá uma série de lives chamada “Conversando sobre”, com pautas que busquem a promoção e prevenção da saúde mental dos universitários. 

As transmissões acontecerão no canal da FURG no YouTube mensalmente. O primeiro encontro virtual está previsto para o dia 31 de outubro, e contará com a presença do professor Lauro Demenech, do curso de Psicologia. Em seu trabalho, o docente tem como foco a epidemiologia e a determinação social da saúde mental das populações, inclusive a população acadêmica.

A ideia do projeto é oferecer para alunos, técnicos e professores uma oportunidade de acessar e se apropriar de diversos elementos que compõem o tema da saúde mental, assunto este que é extremamente importante para o bem-viver na universidade. 

A origem do projeto

Esse projeto surgiu a partir do Doutorado em Psicologia da psicóloga da Prae,  Cynthia Menda. Neste estudo, a servidora trabalhou com as equipes de assistência estudantil de 65 das 69 universidades federais; na oportunidade, foram utilizados questionários de levantamento de condições de trabalho, atividades realizadas e necessidades de capacitação.

“Esperamos que a comunidade acadêmica possa aproveitar este espaço e que seja mais uma via importante de trabalho em saúde mental junto aos universitários”, destacou Cynthia. 

Para conferir e conhecer outras ações que a FURG promove em relação ao bem-estar universitário e a saúde mental de sua comunidade, acesse a página Setembro Amarelo no portal.

* Estagiário em jornalismo sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer