COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

CPA apresenta relatório e empossa novos membros durante reunião ordinária

Encontro virtual aconteceu na tarde desta segunda-feira, 19

Pela primeira vez, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG não pôde realizar a entrega física do seu relatório de autoavaliação institucional ao gabinete da reitoria. Devido ao contexto pandêmico, as medidas de isolamento social e à suspensão de atividades presenciais na universidade, foi realizada uma reunião ordinária do órgão para entrega, simbólica, do documento. Na oportunidade, também foram empossados os novos membros, escolhido o Presidente e substituto, e criado o GT Autoavaliação 2021.

Estiveram presentes, além dos membros da comissão, o reitor, Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro; e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego Rosa.

A entrega simbólica do relatório

Logo na abertura da reunião, foi feita a entrega simbólica do material elaborado pela comissão, englobando dados e indicadores referentes à universidade em cinco eixos de interesse: planejamento institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura física. Segundo a presidente da CPA, Adriana Senna, este é um documento importante para a gestão da instituição, no que tange um elemento para embasar a tomada de decisão. O Relatório de Autoavaliação Institucional também é destinado a toda comunidade universitária é pode ser consultado aqui.

“Nesse sentido sempre solicitamos a presença de reitor, vice e pró-reitor de Planejamento e Administração para um momento importante, no qual fica marcada a importância deste relatório e a sua importância, também, para a gestão”, explicou a presidente. Para ela, não é possível fazer gestão baseando decisões em improvisos, e, por isso, o material elaborado pela comissão é um dos elementos que embasam não só a tomada de decisão, mas também dão confiança e promovem melhor prospecção de planejamento para a estruturação de uma gestão organizada e eficiente.

Em seguida, o Diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery, apresentou com detalhes o relatório. “Este é o último relatório de um ciclo de quatro anos, a partir de 2022 serão ciclos maiores, de cinco anos; mas essa condição faz com que a gente acumule esses processos e estruture o documento com base no histórico do processo de avaliação da FURG, passando por uma série de informações sobre a situação dos indicadores, para que depois possamos seguir os processos de acordo com a normativa do MEC em como empregar os dados no relatório”, apontou o professor.

Durante sua fala na abertura do encontro, o reitor, Danilo Giroldo, aproveitou para parabenizar a equipe no desenvolvimento do trabalho, agradecendo pelo empenho e pela excelência. “A CPA é um espaço fundamental e contribui decisivamente para o processo de planejamento e tomada de decisão pela universidade. Com a aprovação recente do Programa Institucional de Avaliação e Planejamento, estes processos estarão ainda mais integrados e a nossa gestão está plenamente comprometida com eles. Pra nós, este relatório e o trabalho da CPA e CIAPs é bastante importante”, pontuou.

De acordo com o reitor, é um desejo da nova gestão que os processos de avaliação da universidade estejam cada vez mais integrados na rotina da instituição. “Vamos enfrentar um enorme desafio, em função de toda a conjuntura em que estamos inseridos. Nós, enquanto gestão, estamos comprometidos e vamos dar toda a atenção à CPA, continuando a valorizar o processo de avaliação, que é vital para embasar não só a tomada de decisão, mas também, para apropriar a comunidade externa com dados e informações apuradas sobre a FURG”, concluiu.

A posse dos novos membros

Logo em seguida da apresentação do relatório, deu-se a posse simbólica dos novos membros da comissão. Para o vice-reitor, Renato Duro Dias, o processo de renovação dos membros da comissão é fundamental em vários aspectos, mas, essencialmente, é uma forma de incentivar o envolvimento do coletivo, fazendo com que a comunidade acadêmica se interesse pelos processos de planejamento e avaliação da FURG. “Este é um processo de melhoria continua, e para que ele seja efetivado, é necessário que existam novos componentes, novos membros da comunidade universitária engajados e ativos”, explicou.

Ao todo, entre suplentes e titulares, oito são os novos membros. Destes, quatro representam as unidades acadêmicas e os campi regionais – os quais terão mandato vigente até março de 2025 -, e quatro representam os estudantes de graduação – com mandato vigente até março de 2023. No restante, 14 foram reconduzidos, além da presidente da CPA, a professora Adriana Senna, que continua no cargo para um novo mandato. Na ocasião, foi escolhido também o substituto da presidente, o técnico administrativo em educação do Campus Santo Antônio da Patrulha Lizandro Mello.

 

Segundo o vice-reitor, a chegada de novos componentes para o grupo também consolida uma tradição da universidade, que consiste na tentativa de fomentar a participação do maior número de agentes da comunidade. “É muito bacana esse engajamento, dos estudantes, dos técnicos, dos professores e da comunidade em geral. Essa renovação não só consolida o processo, mas também o oxigena, dando possibilidade para que demais pessoas opinem sobre a avaliação institucional”.